O veleiro científico francês Tara, que percorre o mundo explorando e defendendo a importância dos oceanos, faz escala no Rio de Janeiro, uma das etapas de sua expedição pelo Hemisfério Sul. A famosa escuna oceanográfica concebida pelo explorador francês Jean-Louis Étienne aportou nesta quinta-feira (4) no Museu do Amanhã.
Lá, até 11 de novembro, a Fundação Tara Ocean organizará conferências e workshops educacionais sobre a preservação dos oceanos.
– Em cada escala é importante compartilhar, trocar com pesquisadores de cada país sobre o trabalho de Tara e como trabalhar juntos no futuro – disse Romain Troublé, diretor geral da Tara Ocean.
A embarcação, que já havia passado pelo Rio em 2010, zarpou em dezembro passado da França para sua atual expedição, que já o levou ao Chile, Caribe e também à foz do Rio Amazonas.
O objetivo é estudar o "microbioma", a face menos conhecida dos oceanos, formada por milhões de espécies, muitas delas invisíveis ao olho humano.
– Estamos interessados no que vem do rio Amazonas, uma água doce carregada de nutrientes e que tem impacto no ecossistema do oceano Atlântico. O influxo dessa água para o oceano tem um impacto colossal, tanto na África quanto no Caribe – explica.
A expedição no Brasil também possibilitou o estudo dos montes submarinos ao longo da costa do Rio de Janeiro, que se elevam de 4 mil a 20 metros abaixo da superfície e são importantes para a formação de correntes e ecossistemas.