Um filhote de panda gigante, concebido por inseminação artificial, nasceu em um zoológico de Cingapura. O local está em festa pela chegada do novo morador, pois é a primeira vez que um animal da espécie nasce na cidade-Estado asiática.
A panda Jia Jia, de 12 anos, deu à luz o bebê com o sêmen colhido do macho Kai Kai, seu parceiro de zoo. Ela engravidou após várias tentativas fracassadas em anos anteriores. A princípio, os funcionários do zoológico esperavam que os pandas acasalassem naturalmente, mas no final decidiram usar a inseminação artificial.
A reprodução do panda — seja em cativeiro ou na natureza — é um processo complicado. De acordo com especialistas, ou os animais não aproveitam o cio ou não sabem como acasalar.
O tempo para a concepção também é pequeno, já que as pandas fêmeas entram no cio apenas uma vez por ano, por um período de 24 a 48 horas.
Os pandas gigantes Jia Jia e Kai Kai foram emprestados por 10 anos pela China e chegaram a Cingapura em 2012. A espécie é listada como vulnerável pela União Internacional para Conservação da Natureza, com menos de 2 mil animais vivendo na natureza.