O anúncio da possível gravidez de uma panda gigante em um zoológico de Tóquio teve impacto na bolsa de valores do Japão nessa sexta-feira (4), a maior da Ásia e uma das mais importantes do mundo. O movimento chama a atenção pelo curioso, mas tem explicação lógica. A informação foi dada no meio da manhã pela governadora Yuriko Koike. Em seguida, ocorreu uma valorização dos papéis de restaurantes com capital aberto e com unidades próximas do zoológico. As ações da rede Totenko chegaram a subir 29%, fechando com aumento de 9,4%. No caso da Seiyoken tiveram elevação de 8%.
O motivo, claro, é que um bebê panda aumentaria as visitas de turistas, que frequentarão os estabelecimentos. O mercado financeiro tende a reagir também a notícias que não são de cunho econômico, mas que são capazes de gerar efeitos em cascata, com impactos em atividades econômicas e, portanto, nas empresas dos segmentos. Seja de forma positiva ou negativa. E, em geral, as ações se movimentação com rapidez em um primeiro momento em cima de projeções, sofrendo ajustes depois.
Aliás, o zoológico reabriu nessa sexta após cinco meses fechados devido à pandemia. A equipe relata que a panda Shin Shin parece estar grávida após ter acasalado com o macho Ri Ri no início de março. A governadora ponderou de que há sinais de gravidez, mas ponderou que pode ser alarme falso. Mas a perspectiva já tinha provocado a movimentação financeira, lembrando que o mercado tenta sempre antecipar impactos nas empresas. Lembrando que Tóquio se prepara para receber os Jogos Olímpicos no verão. Os pandas do Zoológico de Ueno atraem muitos turistas locais e estrangeiros.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.