Depois de um domingo com temperaturas na casa dos 30°C em diversas regiões do Estado, o frio e a chuva voltam a dar as caras no Estado esta semana. Há possibilidade, inclusive, de temporais e chance de geada em cidades do Centro-Sul gaúcho no final da semana.
Devido à presença de uma frente fria e de um sistema de baixa pressão, a segunda-feira (23) será de chuva, em forma de pancadas, com pontos fortes sobre as regiões Sul, da Campanha e parte da Fronteira Oeste. Já a metade Norte do Estado terá tempo estável, com algumas nuvens no céu. Na faixa Leste, incluindo a Região Metropolitana e Porto Alegre, a instabilidade aparece somente no final do dia.
O que se percebe ainda neste início de semana é a queda nas temperaturas. Nesta segunda, a Capital terá máxima de 21°C e, em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, a temperatura mais elevada será de 20°C, aponta a Somar Meteorologia.
Na terça-feira (24), o tempo seguirá com cara de poucos amigos. Os prognósticos apontam para um dia fechado e chuvoso em grande parte do Rio Grande do Sul. Há expectativa de diversas pancadas de chuva ao longo do dia, com risco para temporais isolados no sul do Estado, afirma Carine Gama, meteorologista da Somar.
— Essa condição é resultado de uma forte circulação de ventos – de Leste e de Sul – que somando suas forças com um sistema de baixa pressão, causa essa instabilidade. No restante do território gaúcho, chove, mas sem risco de formação de temporal, como acontecerá no Sul. A expectativa é de que os acumulados para o Estado cheguem a 20 milímetros — afirma.
Em Porto Alegre, as temperaturas ficam entre 13°C e 20°C. Já em Santa Maria, na Região Central, os termômetros variam entre 13°C e 19°C. Ambos municípios terão alta nebulosidade e registrarão chuva.
As condições de tempo fechado e com risco de temporal se espalham para todo o Rio Grande do Sul na quarta-feira (25) já que o sistema de baixa pressão avança sobre o Estado. Grandes volumes de chuva são previstos e há condições para raios, trovoadas e fortes rajadas de vento. A expectativa é que chova entre 30 e 40 milímetros. Porém, em Pelotas, na Região Sul, por exemplo, espera-se acumulados de 60 milímetros.
Santa Maria poderá ter chuva a qualquer momento e os termômetros ficarão entre 11°C e 16°C. Em Caxias do Sul, na Serra, também poderá chover a qualquer hora as temperaturas serão de 16°C e 26°C.
Frio volta
A quinta-feira (26) ainda será um dia instável nas áreas do Norte do Estado, costa Leste e na região serrana. A chuva, no entanto, se deslocará em direção ao sudeste brasileiro ao longo do dia. Além disso, entra em ação um sistema de alta pressão que deixará o tempo mais seco. Carine ressalta que o grande destaque do dia ficará para o frio que se aproxima:
— Com a entrada dos ventos frios e de uma nova massa de ar polar. As temperaturas tendem a cair de forma significativa durante as madrugadas. Há, inclusive, risco para formação de geada na Campanha durante a sexta-feira (27). A Fronteira Oeste e a Campanha sentem essa queda nas temperaturas já na quinta, porque a entrada desse sistema de alta pressão se dá perto do Uruguai.
Bagé, na Campanha, terá mínima de 5°C e máxima de 14°C. Em São Borja, por sua vez, os termômetros ficarão entre 8°C e 18°C.
Essa condição se acentuará na sexta-feira (28), quando o sistema de alta pressão avançará sobre o Rio Grande do Sul. As chances de chuva desaparecem em todo o Estado, mas, com a chegada deste sistema, aumentam as chances para formação de geada, principalmente, no Centro-Sul e na Campanha. Nas demais áreas, as temperaturas despencam, mas não caem o suficiente para o registro de geada. As temperaturas ficarão entre 4°C e 17°C em Pelotas e, na Capital, oscilarão entre 7°C e 18°C.