Diferentemente da semana que passou, esta que se inicia promete frio menos intenso e tempo firme em todo o Rio Grande do Sul. Mesmo assim, o amanhecer desta segunda-feira (5) foi de mínimas abaixo dos 10°C em boa parte do Estado e formação de geada na Serra.
Bagé, na Campanha, marcou 2°C, de acordo com medição feita no aeroporto local. Cambará do Sul e São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, marcaram 4,1°C e 3,9°C, respectivamente. Quaraí, na Fronteira Oeste, marcou 3,4°C e Serafina Corrêa, no Norte, 2,7°C.
Em Porto Alegre, a semana começou com 6,9°C e forte nevoeiro. A máxima pode alcançar os 19°C na Capital. De acordo com a Somar Meteorologia, a visibilidade horizontal foi reduzida para 275 metros no aeroporto Salgado Filho. Em Santa Maria, a visibilidade no aeroporto foi de 200 metros e em Canoas, de 100 metros.
Em razão de um bloqueio atmosférico, o tempo segue firme ao longo da semana. Na terça (6), o sol predomina e as temperaturas entram em elevação. Porto Alegre amanhece com 11°C e chega a 21°C. Santa Rosa, no Noroeste, terá mínima de 11°C e a máxima pode chegar a 25°C. A chuva deve voltar ao Rio Grande do Sul na virada da quinzena de julho.