O Rio Grande do Sul amanheceu gelado nesta segunda-feira (19) após um final de semana onde até neve caiu em São José dos Ausentes, na Serra. O fenômeno não deve se repetir hoje, porque não há condições meteorológicas, mas o frio seguirá intenso. O dia começou com temperaturas negativas em algumas cidades do Estado e com vários municípios registrando mínimas próximas de 0ºC, especialmente no interior gaúcho.
Os destaques ficam para Santa Rosa, no Noroeste do Estado, onde os termômetros marcaram –1,8°C; em Erechim, no Norte, a mínima foi de –0,2°C; já em Cruz Alta, também no Noroeste, de –0,1°C. Os registros são de medições feitas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
De acordo com Fabiene Casamento, meteorologista da Somar Meteorologia, a expectativa é de o frio mais intenso chegue ao fim na terça-feira (20):
— Esta segunda e a terça-feira são os momentos de pico destes dias mais gelados. Para amanhã, espera-se formação de geada em grande parte do Rio Grande do Sul, inclusive, para Porto Alegre. Isso tudo é resultado de uma frente fria, porque elas sempre carregam atrás de si uma massa de ar polar. E é esse sistema mais frio que derrubou as temperaturas no Estado.
Ao longo desta segunda, o tempo deve continuar frio, seco e sem previsão de chuva, apesar do dia nublado na Campanha e Região Sul. Nas outras áreas, haverá predomínio de céu aberto.
Segundo Fabiene, a quarta-feira (21) ainda deve ser gelada, mas as temperaturas aumentarão gradativamente. No final de semana, a massa de ar frio perde força ao ser totalmente deslocada em direção ao mar.
Confira outras temperaturas baixas no Estado nesta segunda-feira
- Santo Augusto, 0,2°C
- Quaraí, 0,2°C
- Uruguaiana, 0,6°C
- Lagoa Vermelha, 0,7°C
- Ibirubá, 0,7°C
- Soledade, 0,8°C
- Alegrete, 1,0°C
- Vacaria, 1,2°C
- Passo Fundo, 1,5°C
- Tupanciretã, 1,8°C
- Cambará do Sul, 1,8°C
- São Vicente do Sul 2,8°C
- Canela, 2,9°C