Apesar de já ter parado de nevar, muita gente viu imagens do fenômeno em cidades da serra gaúcha, na quarta-feira (28), e não quis passar vontade: rumou a São Francisco de Paula para conferir os gramados branquinhos e tirar fotos.
O mecânico Sadi Fagundes da Silva saiu de madrugada de Parobé e antes das 6h desta quinta-feira (29) chegou ao município serrano, junto com outras quatro pessoas. O destino final era São José dos Ausentes, que, por volta das 5h30min, era a cidade mais gelada do Rio Grande do Sul — com mínima de -4,1ºC.
— Resolvemos sair cedo e vir aqui passear. Tomara que dê mais um pouco de neve — comentou Sadi, que só tinha visto neve nessa proporção há 35 anos, também na Serra.
O funcionário público Isaías Fontoura também saiu de madrugada de Novo Hamburgo com a filha adolescente e uma amiga dela. Neste começo de manhã, as duas estavam em frente ao Lago São Bernardo, que é ponto turístico na região, jogando bolas de neve uma na outra.
— Vimos a neve pela TV e que tinha chance de neve até o meio-dia, então viemos atrás. Está muito bonito. A alegria da minha filha é estar jogando neve — contou Isaías.
A contadora Débora Pires veio de mais longe: ela e os amigos moram em Navegantes e chegaram do município de Santa Catarina no final da tarde de quarta-feira, motivados pela vontade de ver de perto a neve.
— Vimos a previsão e resolvemos enfrentar o frio. Estamos cheios de roupa, mas é muito lindo, então compensa. A gente adorou — disse Débora.
Na quarta, o grupo viu que estava nevando e saiu para o "pacote completo". Jogaram neve uns nos outros, fizeram guerrinha e até um boneco.
O grupo se hospedou com o gaúcho Sérgio Caleiros. Morador do Cassino, no Sul, o arquiteto diz que veio 11 vezes a São Francisco de Paula, se apaixonou pela cidade e, agora, resolveu se mudar.
— Foi amor à primeira vista e, ontem (quarta), chegou ao ápice. Estou em busca de uma boa vida. Já trabalhei demais e, aqui, encontrei paz — revelou Sérgio.