A Polícia Rodoviária Federal prendeu pai e filho com 153 pássaros silvestres dentro de uma caminhonete nesta quarta-feira (7) em Porto Alegre. A abordagem ao veículo aconteceu na BR-290, no trecho da nova ponte do Guaíba. Os detidos têm diversas passagens policiais pelo crime.
Agentes da Polícia Rodoviária Federal receberam a informação que uma caminhonete Toyota Hilux transportava os animais. O veículo foi abordado na chegada à capital, na região da nova ponte. Dentro, 153 pássaros das espécies cardeal (Paroaria coronata) e tupy (Saltator aurantiirostris) foram encontrados.
Segundo os policiais, os animais estavam amontoados dentro do porta-malas da caminhonete. Os dois detidos são pai e filho, 60 e 19 anos, respectivamente. Ambos moram na Região Metropolitana já possuíam antecedentes por tráfico de animais silvestres. O pai tem 11 passagens policiais pelo mesmo crime. O filho também já havia sido detido em ações anteriores. Os animais são oriundos da fronteira gaúcha com o Uruguai.
Eles foram encaminhados para a Polícia Civil. Os animais foram resgatados e encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama.