A Defesa Civil de Guaíba informou na manhã deste sábado (10) que não há mais focos de incêndio na área do horto florestal no bairro Santa Rita. As chamas, que se iniciaram no fim da tarde de segunda-feira (5), só foram controladas quatro dias depois, na sexta-feira (9), pelos agentes e pelos bombeiros. Apesar disso, o local seguirá sendo monitorado porque as autoridades não descartam que tenha ocorrido uma ação criminosa.
Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, Ezequiel Rocha, que está na região nesta manhã, o monitoramento da área segue desde sexta-feira para verificar se pequenos focos de incêndio podem avançar, o que não ocorreu até as 9h de sábado.
— Hoje (sábado) não tem mais nenhum foco, tudo controlado e apagado. Mas a fumaça, que até ontem (sexta-feira) estava muito forte diminuiu bastante — explicou Rocha.
O monitoramento do horto florestal vai continuar nos próximos dias. Rocha destacou que não será apenas para evitar novos focos, mas para evitar também possível nova ação criminosa. Ele disse que o fato foi repassado à polícia por entender que pode ter ocorrido um incêndio criminoso ou até mesmo um descuido.
O local é muito frequentado por pessoas para fazer fotos, mas também para usar drogas.