A quarta-feira (3) começa com tempo firme em todo o Rio Grande do Sul. Durante a tarde, porém, de acordo com a Somar Meteorologia, o cenário tende a mudar. Uma frente fria que passa a atuar sobre o território gaúcho deve provocar pancadas fortes de chuva em todo o Estado, além de descargas elétricas, vento e eventual queda de granizo.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) manteve o alerta de tempestade para o todo o Estado. O aviso (com grau de severidade laranja, que corresponde a perigo) também chama atenção para o risco de acumulados significativos de chuva (até 100 mm) e de vento intenso, com rajadas que podem alcançar 100 km/h. Segundo o instituto, os temporais previstos para o dia têm potencial para provocar transtornos como queda de árvores e de energia elétrica, estragos em plantações e alagamentos.
As temperaturas continuam elevadas, com máxima de 35°C esperada em Vale Real, no Vale do Caí. Na Capital, a variação térmica fica entre 23°C e 31°C.
Na quinta-feira (4), a frente fria se afasta, mas ainda deixa nuvens espalhadas por todas as áreas. Na Região Metropolitana, na Serra, no Litoral Norte e nas regiões norte e noroeste do RS, o dia segue nublado — e ainda há condições para precipitações fortes, raios, rajadas de vento e queda de granizo, a qualquer hora do dia. Nas demais regiões, a chuva deve ocorrer somente à tarde, em forma de pancadas isoladas e de intensidade moderada, intercaladas com períodos de sol.
As temperaturas diminuem. A máxima da quinta no Estado, 29°C, deve ser apontada em Porto Xavier, no noroeste gaúcho, e em Barra do Quaraí, na Fronteira Oeste. Em Porto Alegre, os termômetros variam de 20°C a 25°C.
Veja a previsão do tempo para cada região do Estado :
Região Metropolitana: a quarta-feira (3) deve começar com tempo firme. À tarde, há condições para pancadas intensas de chuva, que podem chegar acompanhadas de descargas elétricas, vento forte e eventual queda de granizo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para a região, chamando atenção para o risco de acumulados significativos (de até 100 mm) e de rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h. Em Sapucaia do Sul, os termômetros variam entre 23°C e 34°C.
Serra: a quarta-feira (3) deve começar com tempo firme. À tarde, há condições para pancadas intensas de chuva, que podem chegar acompanhadas de descargas elétricas, vento forte e eventual queda de granizo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para a região, chamando atenção para o risco de acumulados significativos (de até 100 mm) e de rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h. Em São José dos Ausentes, a temperatura varia entre 16°C e 26°C.
Litoral Norte: a quarta-feira (3) deve começar com tempo firme. À tarde, há condições para pancadas intensas de chuva, que podem chegar acompanhadas de descargas elétricas, vento forte e eventual queda de granizo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para a região, chamando atenção para o risco de acumulados significativos (de até 100 mm) e de rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h. Em Tramandaí, a variação térmica fica entre 24°C e 31°C.
Litoral Sul: a quarta-feira (3) deve começar com tempo firme. À tarde, há condições para pancadas intensas de chuva, que podem chegar acompanhadas de descargas elétricas, vento forte e eventual queda de granizo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para a região, chamando atenção para o risco de acumulados significativos (de até 100 mm) e de rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h. Em Rio Grande, os termômetros variam entre 23°C e 26°C.
Região Norte: a quarta-feira (3) deve começar com tempo firme. À tarde, há condições para pancadas intensas de chuva, que podem chegar acompanhadas de descargas elétricas, vento forte e eventual queda de granizo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para a região, chamando atenção para o risco de acumulados significativos (de até 100 mm) e de rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h. Em Erechim, os termômetros variam entre 19°C e 30°C.
Região Noroeste: a quarta-feira (3) deve começar com tempo firme. À tarde, há condições para pancadas intensas de chuva, que podem chegar acompanhadas de descargas elétricas, vento forte e eventual queda de granizo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para a região, chamando atenção para o risco de acumulados significativos (de até 100 mm) e de rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h. Em Santo Ângelo, os termômetros variam entre 22°C e 28°C.
Região Sul: a quarta-feira (3) deve começar com tempo firme. À tarde, há condições para pancadas intensas de chuva, que podem chegar acompanhadas de descargas elétricas, vento forte e eventual queda de granizo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para a região, chamando atenção para o risco de acumulados significativos (de até 100 mm) e de rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h. Em Camaquã, os termômetros variam entre 22°C e 30°C.
Região Central: a quarta-feira (3) deve começar com tempo firme. À tarde, há condições para pancadas intensas de chuva, que podem chegar acompanhadas de descargas elétricas, vento forte e eventual queda de granizo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para a região, chamando atenção para o risco de acumulados significativos (de até 100 mm) e de rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h. Em Santa Maria, a variação térmica fica entre 22°C e 29°C.
Campanha gaúcha: a quarta-feira (3) deve começar com tempo firme. À tarde, há condições para pancadas intensas de chuva, que podem chegar acompanhadas de descargas elétricas, vento forte e eventual queda de granizo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para a região, chamando atenção para o risco de acumulados significativos (de até 100 mm) e de rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h. Em Candiota, a variação térmica fica entre 21°C e 27°C.
Fronteira Oeste: a quarta-feira (3) deve começar com tempo firme. À tarde, há condições para pancadas intensas de chuva, que podem chegar acompanhadas de descargas elétricas, vento forte e eventual queda de granizo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para a região, chamando atenção para o risco de acumulados significativos (de até 100 mm) e de rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h. Em São Borja, os termômetros variam entre 22°C e 28°C.
Veja como deve ficar o tempo em algumas cidades nesta quarta-feira (3) :
- Capital: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 23°C e máxima de 31°C.
- Pelotas: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 28°C.
- Caxias do Sul: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 18°C e máxima de 30°C.
- Santa Maria: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 29°C.
- Santa Rosa: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 30°C.
- Erechim: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 19°C e máxima de 30°C.
- Uruguaiana: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 26°C.
- Torres: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 23°C e máxima de 31°C.
- Rio Grande: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 23°C e máxima de 26°C.
- Mostardas: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 24°C e máxima de 26°C.
- Passo Fundo: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 19°C e máxima de 28°C.
- Bagé: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 27°C.
- Tramandaí: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 24°C e máxima de 31°C.
- Xangri-Lá: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 24°C e máxima de 30°C.
- Capão da Canoa: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 23°C e máxima de 31°C.
- São Borja: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 28°C.