Após uma última semana de janeiro registrando diversos alertas de temporais no Rio Grande do Sul, a chuva no mês de fevereiro deve ser concentrada nos primeiros e nos últimos dias do mês.
O fenômeno, porém, deve ser menos significativo no Centro-Oeste, nas Missões e na região metropolitana de Porto Alegre. De acordo com a Somar Meteorologia, as precipitações mais fortes no Estado se darão por volta do dia 13.
Assim como janeiro, o mês que começa na segunda-feira também será marcado pelo La Niña, que torna as águas do Oceano Pacífico mais frias. Contudo, como as águas do Atlântico estão mais quentes, a previsão não é de um Brasil com o Sul seco e o Nordeste chuvoso.
As previsões indicam chuva abaixo da média na Campanha, Fronteira Oeste, regiões Central e Noroeste do RS, enquanto que nas demais áreas do Estado, incluindo o Litoral, a serra gaúcha e a Região Metropolitana, a chuva fica dentro da média.
O cenário continua sendo uma preocupação para os reservatórios do Estado — especialmente no Sul, onde a precipitação não foi abundante para recuperar seus níveis. A agricultura também deve ser afetada, já que algumas culturas sofreram com as condições climáticas dos últimos meses.
Já em relação às temperaturas, todo o mês deve ser de muito calor e alguns locais podem chegar perto dos 40°C. Os termômetros devem subir principalmente na primeira semana e nos últimos dias do mês. As maiores temperaturas devem ser registradas na Fronteira Oeste, nas Missões e na região metropolitana de Porto Alegre.