Porto Alegre e Região Metropolitana registram temperaturas altas, acima dos 30°C neste domingo (13). Contudo, apesar do tempo firme, praticamente todo o Estado apresenta condições favoráveis para a formação de chuva e temporais, como os que aconteceram durante a tarde e atingiram em cheio a Região Metropolitana. E essa deve ser a previsão para o início desta semana. A expectativa é de que a instabilidade e a sensação de abafamento, provocada pelas altas temperaturas, sejam a marca dos próximos dias.
A frente fria que atua no Rio Grande do Sul, neste final de semana, avança em direção ao sudeste brasileiro na segunda-feira (14). Assim, a chuva reduz sua intensidade no território gaúcho, explica Fabiane Casamento, meteorologista da Somar.
— Chove de forma mais isolada na metade norte do Estado e na faixa leste litorânea, no início do dia, mas essa precipitação arrefece no turno da tarde. Por outro lado, as outras regiões têm um pouco mais de sorte. Em função do avanço de uma área de alta pressão atmosférica, que inibe a formação de nuvens carregadas, o dia já começa com tempo bom — diz.
Na terça-feira (15), uma nova guinada no tempo deve afetar o Estado. A expectativa é de que o dia comece com tempo firme e temperaturas altas, porém, a passagem de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul reorganizará as peças no tabuleiro. A chegada do fenômeno trará pancadas de chuva com trovoadas, afirma Fabiane:
— Uma área de baixa pressão atmosférica, localizada entre o Paraguai e a costa do território gaúcho, provocará rajadas de vento em todo o Estado. A chuva, por outro lado, será registrada de forma isolada em diversas da região e em baixos volumes.
Os prognósticos apontam que haverá formação de nuvens carregadas na Região Metropolitana, no Centro e no Norte do Rio Grande do Sul na quarta-feira (16). A expectativa é de temporal, principalmente, nas cidades que fazem divisa com Santa Catarina. Ali, espera-se a precipitação de 50 milímetros de chuva em um único dia. Por outro lado, uma área de alta pressão atmosférica inibe a formação de nuvens carregadas na metade sul gaúcha.
Apesar da instabilidade frequente a meteorologista da Somar faz uma observação:
— Até quarta-feira, são esperadas temperaturas elevadas. Na casa dos 30°C em grande parte do Estado.