Dois bugios-ruivos feridos, um filhote e um adulto, passaram por tratamento intensivo no hospital do Gramadozoo, na serra gaúcha, nas últimas semanas. Os animais foram resgatados em outubro com lesões graves e encaminhados ao parque com autorização da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).
De acordo com Renan Alves Stadler, veterinário responsável técnico do Gramadozoo, o macaco filhote, que chegou ao parque em 12 de outubro, tinha feridas na perna e nas mãos:
— Não sabemos exatamente o que ocasionou. Na perna, a área estava necrosando, pode ter sido mordida de cachorro ou briga com outro macaco.
Stadler afirma ainda que animal recebeu medicação e, durante 16 dias, foi realizada a troca diária do curativo da perna. Agora, o filhote já está conseguindo realizar os movimentos das mãos e da perna.
O veterinário acredita que em breve o bugio estará totalmente recuperado e informa que o destino do primata será definido pela Sema.
— Nós o recebemos para o atendimento emergencial. Nosso trabalho de recuperação sempre busca a reintrodução, mas é pouco provável por se tratar de um filhote — explica.
Já o bugio adulto foi vítima de choque elétrico ao pular em árvores próximas à rede de energia. Ele foi resgatado pela população em estado grave e levado ao zoo pela prefeitura de Gramado, em 24 de outubro.
— O quadro dele era muito delicado. Ele passou vários dias sem comer, tinha lesões na face, no rabo e na mão. Com medicação diária, conseguimos recuperar o animal, que ficou apto a ser solto. Todas as lesões cicatrizaram bem — relata Stadler.
Após reagir bem ao tratamento, o animal foi reinserido na natureza nesta quinta-feira (5), com a ajuda de uma equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) de Gramado.