A madrugada desta sexta-feira (2) foi abafada no Rio Grande do Sul. Santa Rosa, na região Noroeste, registou 27,3°C. Canela, na serra gaúcha, onde costuma fazer frio, marcava 24°C por volta das 3h.
De acordo com a Somar Meteorologia, o dia será de chuva em todo o território gaúcho. Em algumas áreas, as pancadas serão mais volumosas, como na Região Metropolitana, na Campanha, na Região Central e no Sul. Em Porto Alegre, chove a qualquer hora do dia e máxima será de 22°C.
No interior, entre o oeste e centro do Estado, há chance de temporal, com rajadas de vento que podem passar dos 80 km/h. Também existe a possibilidade de queda de granizo.
Mas essa instabilidade não reduz a temperatura. O dia seguirá quente, com máxima chegando a 38°C em Erechim, no norte do Estado.
Somente no sábado (3) o calor deve diminuir, por causa de um sistema de alta pressão atmosférica que passa a transportar ar mais frio para o Rio Grande do Sul. As temperatura caem bastante: pode fazer 8°C em Bagé, na Campanha. Segue atenção para o risco de temporais e transtornos na Região Metropolitana, Litoral Norte e serra gaúcha, por conta dos altos acumulados de chuva.
Veja, abaixo, como ficará a sexta-feira na sua região:
Região Metropolitana: chuva a qualquer hora do dia. Máxima de 22°C em Porto Alegre;
Serra: pancadas de chuva e trovoadas. Máxima de 24°C em Caxias do Sul;
Norte: pancadas de chuva e trovoadas. Máxima de 38°C em Erechim;
Sul: chuva a qualquer hora do dia. Máxima de 19°C em Pelotas;
Região Central: chuva a qualquer hora do dia. Máxima de 24°C em Santa Maria;
Litoral Norte: chuva a qualquer hora do dia. Máxima de 22°C em Torres;
Litoral Sul: chuva a qualquer hora do dia. Máxima de 20°C em Rio Grande;
Fronteira Oeste: chuva a qualquer hora do dia. Máxima de 24°C em Uruguaiana.