O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) voltou a emitir alerta de temporais para o Rio Grande do Sul. Dessa vez, o instituto chama a atenção para o risco de tempestades nesta sexta-feira (2) na metade sul do Estado, compreendendo a Região Metropolitana, o Litoral Sul, a Fronteira Oeste, a Campanha e as regiões central e sul do RS. Para essas áreas, estão previstas pancadas fortes de chuva, que podem chegar acompanhadas de rajadas de vento de até 100 km/h e eventual queda de granizo.
Embora o alerta tenha sido emitido somente para a Metade Sul, o tempo deve ficar instável em todo o território gaúcho. De acordo com a Somar Meteorologia, desde as primeiras horas da madrugada, há condições para chuva na Campanha e nas regiões central e sul do RS. No entanto, ao longo do dia, as precipitações se espalham e atingem as demais áreas do Estado.
As temperaturas continuam elevadas em alguns municípios. É o caso de Planalto, no norte gaúcho, onde a máxima pode chegar a 40°C à tarde. Porém, em outras cidades, a sensação de abafamento diminui, como em Porto Alegre, que não deve ter variação térmica muito significativa: mínima de 15°C e máxima de 21°C. Em Jaguarão, no sul do RS, os termômetros variam de 11°C a 17°C.
No sábado (3), a tendência é de que a instabilidade continue, com possibilidade de chuva forte a qualquer hora do dia em todas as regiões do Estado. As temperatura diminuem. A mínima, 8°C, é esperada em Bagé, na Campanha, e em Cambará do Sul, na Serra. A máxima, 32°C, deve ser apontada em Iraí e Faxinalzinho, no norte do RS. Na Capital, os termômetros variam entre 12°C e 16°C.
Veja, abaixo, como deve ficar o tempo na sua região:
Região Metropolitana: a sexta-feira (2) terá tempo instável, com previsão de pancadas de chuva moderadas, descargas elétricas e rajadas de vento, a qualquer hora do dia. Também não está descartada eventual queda de granizo. Em Canoas, os termômetros variam entre 15°C e 24°C.
Serra gaúcha: a sexta-feira (2) terá tempo instável, com previsão de pancadas fortes de chuva, descargas elétricas e rajadas de vento, entre a tarde e a noite. Também não está descartada eventual queda de granizo. Em Vacaria, os termômetros variam entre 16°C e 27°C.
Litoral Norte: a sexta-feira (2) terá tempo instável, com previsão de pancadas fortes de chuva, descargas elétricas e rajadas de vento, a qualquer hora do dia. Também não está descartada eventual queda de granizo. Em Capão da Canoa, os termômetros variam entre 16°C e 21°C.
Litoral Sul: a sexta-feira (2) terá tempo instável, com previsão de chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento, a qualquer hora do dia. Também não está descartada eventual queda de granizo. Em Rio Grande, os termômetros variam entre 14°C e 20°C.
Região Norte: a sexta-feira (2) terá tempo instável, com previsão de pancadas fortes de chuva, descargas elétricas e rajadas de vento, entre a tarde e a noite. Também não está descartada eventual queda de granizo. Em Erechim, os termômetros variam entre 21°C e 34°C.
Região Noroeste: a sexta-feira (2) terá tempo instável, com previsão de pancadas fortes de chuva, descargas elétricas e rajadas de vento, entre a tarde e a noite. Também não está descartada eventual queda de granizo. Em Santo Ângelo, os termômetros variam entre 23°C e 31°C.
Região Sul: a sexta-feira (2) terá tempo instável, com previsão de chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento, além de eventual queda de granizo. Esse cenário está previsto já para a madrugada, mas pode se estender ao longo de todo o dia. Em Jaguarão, os termômetros variam entre 11°C e 17°C.
Região Central: a sexta-feira (2) terá tempo instável, com previsão de chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento, além de eventual queda de granizo. Esse cenário está previsto já para a madrugada, mas pode se estender ao longo de todo o dia. Em Santa Maria, os termômetros variam entre 19°C e 24°C.
Campanha gaúcha: a sexta-feira (2) terá tempo instável, com previsão de chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento, além de eventual queda de granizo. Esse cenário está previsto já para a madrugada, mas pode se estender ao longo de todo o dia. Em Pinheiro Machado, os termômetros variam entre 15°C e 20°C.
Fronteira Oeste: a sexta-feira (2) terá tempo instável, com previsão de pancadas fortes de chuva, descargas elétricas e rajadas de vento, entre a tarde e a noite. Também não está descartada eventual queda de granizo. Em Itaqui, os termômetros variam entre 15°C e 26°C.
Veja como deve ficar o tempo em algumas cidades :
Capital: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 15°C e máxima de 21°C.
Pelotas: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 12°C e máxima de 19°C.
Caxias do Sul: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 15°C e máxima de 23°C.
Santa Maria: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 19°C e máxima de 24°C.
Santa Rosa: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 34°C.
Erechim: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 34°C.
Uruguaiana: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 19°C e máxima de 24°C.
Torres: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 17°C e máxima de 22°C.
Rio Grande: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 14°C e máxima de 20°C.
Mostardas: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 14°C e máxima de 19°C.
Passo Fundo: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 19°C e máxima de 28°C.
Bagé: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 15°C e máxima de 20°C.
Tramandaí: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 16°C e máxima de 21°C.
Xangri-Lá: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 16°C e máxima de 21°C.
Capão da Canoa: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 16°C e máxima de 21°C.
São Borja: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 18°C e máxima de 28°C.