O Rio Grande do Sul viverá uma nova virada de tempo nesta quarta-feira (9). A expectativa é de que no final do dia a instabilidade ganhe força em todo o território gaúcho. A consequência dessa movimentação de nuvens resultará em forte chuva, com trovoadas e queda de granizo em grande parte do Estado.
Uma das áreas que será, fortemente, afetada pela guinada no tempo é Porto Alegre. Há risco de alagamentos em razão dos maiores acumulados que estão previstos.
A Defesa Civil da Capital, inclusive, chegou a emitir alerta de queda de granizo e de que o vento pode chegar a até 60 km/h.
De acordo com Fabiene Casamento, meteorologista da Somar, o risco de temporal com rajadas de vento é resultado de uma frente fria:
— Essa condição se formou no Paraguai e na Argentina e entrou em deslocamento para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A expectativa é de que ela seja bastante intensa nesta quarta-feira e início de quinta-feira (10). Na sequência, uma segunda frente fria virá em direção ao Estado. Por isso, permanecerá ativo o cenário para ação de fortes rajadas de vento, de temporal e da possibilidade de queda de granizo até domingo (13).
Segundo Fabiene, pode chover entre cinco e 40 milímetros em todo o Rio Grande do Sul. Contudo, as regiões mais afetadas pela instabilidade serão as faixas Nordeste e Leste do mapa gaúcho. São essas áreas também que sentirão de maneira mais intensa a atuação das rajadas de vento.