A instabilidade climática permanece no Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira (9), a chuva persiste em todas as regiões do Estado, com possibilidade de granizo, inclusive em Porto Alegre, e rajadas de vento de até 60 km/h. A chance de temporal também é bem alta.
De acordo com a Somar Meteorologia, cidades como Torres e Tramandaí já registravam chuva na noite de terça-feira (8), que seguiu durante esta madrugada. O risco de temporal se intensifica ao final do dia, do centro ao nordeste do Estado, e nas regiões sul e leste.
Com a chuva forte, trovoadas e queda de granizo em grande parte do RS, inclusive em Porto Alegre, há forte risco para transtornos, como alagamentos e deslizamentos. São esperadas rajadas de vento em todo o Estado, mas as regiões mais afetadas serão o litoral gaúcho, e as regiões sul e norte, com valores acima dos 60 km/h.
O mau tempo persiste em razão de um cavado presente no Estado, mais a formação de uma área de baixa pressão atmosférica na costa da região sul — que se tornará um ciclone extratropical na quinta-feira (10) e, junto, dará origem a uma nova frente fria e aos fortes ventos em altitude, conhecidos pelo nome de jato.
O tempo será firme apenas entre parte da Campanha e da fronteira Oeste.
Veja, abaixo, como será a terça-feira (8) na sua região:
Região Metropolitana: chuva a qualquer hora do dia. Máxima de 22°C em Porto Alegre;
Serra: chuva a qualquer hora do dia. Máxima de 19°C em Caxias do Sul;
Sul: pancadas de chuva e trovoadas. Máxima de 18°C em Pelotas;
Norte: pancadas de chuva e trovoadas. Máxima de 23°C em Passo Fundo;
Região Central: pancadas de chuva e trovoadas. Máxima de 20°C em Santa Maria;
Litoral Norte: chuva a qualquer hora do dia. Máxima de 20°C em Torres;
Litoral Sul: pancadas de chuva e trovoadas. Máxima de 19°C em Rio Grande;
Fronteira Oeste: tempo aberto e com poucas nuvens. Máxima de 23°C em Uruguaiana.