A previsão para os próximos dias é de extremo calor em algumas regiões do país. Segundo o meteorologista Marcelo Schneider, coordenador do 7º Distrito de Meteorologia do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas poderão chegar aos 45ºC nas localidades próximas a Cuiabá, no Mato Grosso, com possibilidade de novos picos de queimadas nas regiões já afetadas.
— Aqui no Sudeste e Centro-Oeste tem sido um ano quente e muito seco, e a principal previsão é de que esse bloqueio atmosférico (causado pela fumaça das queimadas) ganhe mais força ainda. O resultado é um calorão fora do normal. (Com essa tendência de extremo calor), as áreas queimadas terão novo pico — disse Schneider.
Ainda de acordo com o meteorologista, sempre que há alteração na vegetação, o clima é alterado em escala global. No entanto, quando a chuva vem, vem de forma mais intensa.
Clima no RS
O Rio Grande do Sul pegará a "pontinha" do calor, segundo Schneider: nos próximos dias, a região das Missões enfrentará temperatura próxima aos 40ºC. O resultado, de acordo com ele, é a formação de temporais.
O meteorologista finalizou a conversa afirmando que a projeção para outubro e novembro no Estado não são muito boas. De acordo com ele, serão meses secos, com períodos de baixa temperatura. O calor retornará em dezembro.