Por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais neste sábado (5), o presidente Jair Bolsonaro, ao lado do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse que o Brasil é o país que mais preserva o meio ambiente.
— A Amazônia é nossa. Nós vamos desenvolvê-la, afinal de contas tem mais de 20 milhões de brasileiros (na região) que não podem ficar desamparados. Parabéns para nossa Amazônia, cada vez mais brasileira — disse o presidente na mensagem divulgada.
No Twitter, ao postar o vídeo, o presidente ainda criticou organizações não-governamentais que atuam na Amazônia.
"Tomada por ONGs estrangeiras, essa região é cobiçada por muitos", escreveu.
Na quinta-feira (3), o presidente afirmou que ONGs que atuam na área são um"câncer".
— Você sabe que as ONGs, em grande parte, não têm vez comigo. Eu boto para quebrar em cima desse pessoal lá, não consigo matar esse câncer, em grande parte, chamado ONG — disse o presidente durante transmissão semanal nas redes sociais.
Na live, Bolsonaro ironizou os questionamentos sobre os aumentos recordes das queimadas na região da Amazônia e do Pantanal desde o ano passado.
— O pessoal acha que está pegando fogo não sei onde e é só chegar lá e apagar, com um abafador, dar uma cuspida em cima da fogueira — disse.
Ele também minimizou o monitoramento feito por satélite dos focos de incêndio e afirmou que até "fogueira de São João" é contabilizada.