Após uma nova rodada de ação de autoridades argentinas com a pulverização de agrotóxicos para o controle dos cerca de 50 milhões de gafanhotos que ainda estavam em Federación, na província de Entre Ríos, o enxame se desagrupou ao longo desta segunda-feira (27), segundo o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Alimentar da Argentina (Senasa). Os insetos ainda estão na mesma localidade, mas não mais em bando, por isso os agentes do país vizinhos não souberam informar se o número diminuiu após a aplicação de pulverizador costal.
Juliano Ritter, fiscal agropecuário estadual, explica que o enxame ainda deve ser encarado como risco pela proximidade, mas também pela possibilidade de esses gafanhotos se reagruparem:
— Caso eles se unam novamente, a nuvem será de menores proporções, mas pode causar prejuízos para as lavouras do Estado. Além disso, está previsto aumento da temperatura na Argentina neste domingo (2) e temos que ficar atentos se os gafanhotos virão ou não em nossa direção.
O especialista relata que o Senasa está trabalhando com a hipótese de que existam dois enxames na porção sul da cidade de Pozo del Tigre, na província de Formosa. A comprovação desta possibilidade e as características do enxame, como o tamanho da nuvem e a quantidade de gafanhotos, não puderem ser aferidos, porque a área onde os insetos estão é de mata fechada, explica Ritter.
— É uma área de difícil acesso e isso dificulta o trabalho de monitoramento. As autoridades argentinas não têm como confirmar ainda, mas eles cogitam que esse segundo ponto seja a nuvem que estava no Paraguai, a 220 quilômetros do Brasil, na altura de Mato Grosso do Sul, que se deslocou para a Argentina. O que se sabe é que esses dois pontos estão a 570 quilômetros de Itaqui, na Fronteira Oeste.
Em relação ao potencial risco da nuvem vir para o Rio Grande do Sul, autoridades argentinas e brasileiras estão atentas ao calor que o país vizinho registrará neste domingo (1º). A expectativa é de que as temperaturas ultrapassem os 25°C, fator primordial para a mobilidade dos insetos.