Na última quarta-feira (17), 25 pinguins-de-Magalhães foram encontrados em praias de seis cidades do Litoral Norte de Santa Catarina. Seis estavam vivos e foram encaminhados à Unidade de Estabilização de Animais Marinhos, no município de Penha. As informações são do portal NSC.
Os pinguins estavam em diferentes locais de um trecho monitorado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Os vivos ficaram encalhados nas praias de Piçarras, Estaleirinho, Tabuleiro, Armação e Praia Vermelha. Todos são juvenis e estavam debilitados no momento do resgate. Eles receberam os primeiros cuidados veterinários e passarão pelo processo de estabilização.
Segundo o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), da Univali, um dos pinguins vivos, resgatado em Balneário Piçarras, estava preso em uma rede de pesca, com marcas evidentes próximo ao bico. As redes irregulares, principalmente as feiticeiras, estão entre as principais causas de morte da espécie nesse período de migração, de acordo com o portal.
Dos 19 pinguins sem vida, seis se encontravam na Praia da Península, em Barra Velha, e um na praia central do município. Os demais foram encontrados em Navegantes (cinco), Penha (quatro), Balneário Piçarras (dois) e Itajaí (um).
As carcaças que estavam em avançado estágio de decomposição foram registradas pelos técnicos de campo, enterradas ou deixadas no local, conforme orientação dos órgãos ambientais. A decomposição é um ciclo natural e fundamental para o meio ambiente, informa o PMP-BS.
Época de migração
Conforme o portal NSC, nesta época do ano, os pinguins partem de colônias reprodutivas na Argentina, Ilhas Malvinas e Chile rumo ao litoral brasileiro em busca de alimento e de águas mais quentes. Os grupos são formados principalmente por indivíduos juvenis, que se aventuram na primeira migração.
O movimento migratório da espécie é influenciado pela corrente das Malvinas (Falklands). Essa corrente possui uma força de água fria que atinge a plataforma continental brasileira. As migrações são anuais e sazonais, ocorrendo entre maio e setembro.