O tempo firme e seco será a marca registrada do mês de março no Rio Grande do Sul. Conforme a Somar Meteorologia, a temperatura média em todo o Estado deve ficar na casa dos 30°C.
— Ainda estamos sobre a influência de uma massa de ar seco sobre o Rio Grande do Sul. Como o Oceano Pacífico apresenta uma neutralidade (não está frio ou quente), ele mexe com a articulação dos ventos levando precipitações, principalmente, à Região Sudeste — explica a meteorologista Fabiene Casamento.
Ao longo do mês, os gaúchos devem se acostumar com temperatura mais elevada. A Região Central e a Fronteira Oeste podem apresentar marcações acima da média.
Em Uruguaiana, a tendência é de que a média mensal seja de 33°C. Na Capital, assim como em Bagé, os termômetros devem ficar na casa dos 30°C. No Litoral Norte, Capão da Canoa pode apesentar 28°C, e Xangri-Lá, 29°C.
O tempo fica mais ameno em cidades como Caxias do Sul e São José dos Ausentes, onde deve fazer 27°C e 25°C, respectivamente.
O mês seco, porém, não é sinônimo da falta de chuva, aponta a Somar. As precipitações podem ocorrer ao longo de março, mas de maneira isolada e fraca.
A tendência é de que abril seja o período mais chuvoso, quando a frente fria retorna ao Rio Grande do Sul.