O GramadoZoo divulgou nesta quinta-feira (20), o nascimento do seu mais novo morador, um filhote de ema, ocorrido em 5 de fevereiro. O que mais despertou a curiosidade dos biólogos, porém, foi o fato de o animal ter sido chocado por dois machos da espécie, o que não é comum.
Durante o período de acasalamento, o macho escolhe as fêmeas para a criação dos ninhos. Na natureza, é recorrente que "papais" disputem o controle do território. No caso ocorrido no GramadoZoo, contudo, ocorreu o contrário: um macho menor se aproximou do ninho que outro maior chocava e, sempre que o dono do local não estava perto, auxiliava no cuidado dos ovo.
— Quando um deles saia para comer, o outro fazia a incubação — conta a responsável técnica do GramadoZoo, Tatiane Nunes.
A bióloga ressalta que a fêmea não participa da criação dos filhos. Além de fazerem a incubação, os pais são responsáveis pelos cuidados com os filhotes até os 12 meses.
— Elas botam os ovos no ninho, feito no chão pelos machos. Os ovos pesam em torno 600 gramas. O período de incubação varia entre 38 a 42 dias. Após a postura, é tudo com o macho — diz.
Conforme o zoológico de Gramado, os biólogos não sabem explicar o porquê desse comportamento. Segundo Tatiane, agora que o filhote nasceu, o macho maior tem se encarregado dos cuidados.
— O filhote apresenta um bom desenvolvimento de saúde. Ele está circulando por todo o recinto junto com o macho maior e come tudo o que o pai come. É possível observar ele pegando alguns insetos para se alimentar — resume.
A equipe do GramadoZoo ainda não descobriu o sexo do filhote. A coleta de sangue para os testes de DNA será feita no mês que vem.