Nesta quinta-feira (16), a frente fria que atua sobre o Rio Grande do Sul avança, provocando chuva em quase todo o território gaúcho. Para a maioria das áreas, a previsão é de pancadas intensas, acompanhadas de descargas elétricas e de vento forte. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para risco de tempestade na Metade Norte, com rajadas de vento que podem alcançar entre 60 km/h e 100 km/h e possibilidade de queda de granizo — o aviso é válido para praticamente o dia inteiro, compreendendo o período que vai da meia-noite às 23h de quinta (16).
Também chove na Campanha, mas de forma isolada e intercalada com períodos de sol. O tempo deve ficar firme apenas em alguns municípios mais próximos da fronteira com o Uruguai, como Chuí, Jaguarão e Santa Vitória do Palmar.
A temperatura tende a diminuir em relação aos últimos dias. Em Caxias do Sul, na Serra, os termômetros variam entre 17°C e 23°C. Já na Capital, a máxima chega a 27°C.
Veja, abaixo, como deve ficar o tempo na sua região:
Região Metropolitana: a previsão é de chuva forte, acompanhada de descargas elétricas e de vento que pode chegar a 60 km/h. Há possibilidade de queda de granizo na região. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 19°C e 27°C.
Serra gaúcha: a previsão é de chuva forte, acompanhada de descargas elétricas e de vento que pode chegar a 60 km/h. Em Caxias do Sul, os termômetros variam entre 17°C e 23°C.
Litoral Norte: a previsão é de chuva forte, acompanhada de descargas elétricas e de vento que pode chegar a 60 km/h. Em Torres, os termômetros variam entre 21°C e 25°C.
Litoral Sul: a previsão é de chuva forte, acompanhada de descargas elétricas e de vento que pode chegar a 60 km/h. Em Rio Grande, os termômetros variam entre 20°C e 26°C.
Região Norte: a previsão é de chuva forte, acompanhada de descargas elétricas e de vento que pode chegar a 60 km/h. Há possibilidade de queda de granizo na região. Em Erechim, os termômetros variam entre 19°C e 26°C.
Região Sul: a previsão é de chuva forte, acompanhada de descargas elétricas e de vento que pode chegar a 60 km/h. Porém, em alguns municípios mais próximos da fronteira com o Uruguai, o tempo fica firme. Em Pelotas, os termômetros variam entre 18°C e 25°C.
Região Central: a previsão é de chuva forte, acompanhada de descargas elétricas e de vento que pode chegar a 60 km/h. Em Santa Maria, os termômetros variam entre 17°C e 26°C.
Campanha gaúcha: o tempo fica instável, com chuva em forma de pancadas isoladas, alternadas com períodos de sol. Em Bagé, os termômetros variam entre 15°C e 27°C.
Fronteira Oeste: a previsão é de chuva forte, acompanhada de descargas elétricas e de vento que pode chegar a 60 km/h. Em São Borja, os termômetros variam entre 19°C e 27°C.
Veja como deve ficar o tempo em algumas cidades nesta quinta-feira (16):
Capital: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 19°C e máxima de 27°C
Pelotas: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 18°C e máxima de 25°C
Caxias do Sul: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 17°C e máxima de 23°C
Santa Maria: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 17°C e máxima de 26°C
Santa Rosa: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 19°C e máxima de 26°C
Erechim: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 19°C e máxima de 26°C
Uruguaiana: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 18°C e máxima de 27°C
Torres: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 25°C
Rio Grande: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 20°C e máxima de 26°C
Mostardas:pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 27°C
Passo Fundo: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 16°C e máxima de 25°C
Bagé: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 15°C e máxima de 27°C
Tramandaí: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 26°C
Xangri-Lá: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 26°C
Capão da Canoa: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 26°C
São Borja: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 19°C e máxima de 27°C