Pelo terceiro ano consecutivo, circula na internet um texto falso indicando forte calor em fevereiro. O texto mentiroso usa como fonte o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão, inclusive, divulgou nota negando o tal calorão:
"Informamos que se trata de uma notícia FALSA. Não há qualquer previsão a esse respeito. Essa falsa informação já se repetiu também em Fevereiro de 2018 e 2019 e vem sendo vinculada sem nenhum propósito; portanto trata-se de informação FALSA."
No ano passado, o Ministério da Saúde alertou em seu site para a mesma fake news, desmentindo o boato.
Nesta sexta-feira (31), GaúchaZH publicou reportagem falando sobre como será o mês de fevereiro no Rio Grande do Sul. De acordo com a Somar Meteorologia, a previsão é de que as temperaturas fiquem acima da média no Estado, com destaque para a região Oeste, na Fronteira e nas Missões. Em média, os termômetros devem permanecer em torno dos 30°C nas cidades gaúchas durante o mês. Embora fevereiro comece com chuvas fortes na faixa Norte, a primeira quinzena será de dias secos e de calorão nas áreas que fazem divisa com Santa Catarina. Em Porto Alegre, as temperaturas podem chegar aos 38°C em alguns dias.
A segunda quinzena será marcada por uma frente fria que mudará o tempo no Estado e na Capital. Nesse período, as chuvas serão mais frequentes e com acumulados mais expressivos, o que deixará a temperatura mais amena nos últimos dias do mês.
Conforme a meteorologista da Somar Cátia Valente, poderão ocorrer chuvas intensas em pontos específicos. Pode chover, em poucas horas, a metade da média, ou até mesmo a média inteira do mês.
Para quem pretende visitar o litoral gaúcho em fevereiro, o alerta será para a temperatura da água, que deverá permanecer na faixa dos 25°C, acima da média e própria para o surgimento de águas-vivas e caravelas.
Abaixo, a informação falsa que NÃO deve ser compartilhada:
“Atenção: Institutos de meteorologia alertam para uma forte onda de calor em fevereiro. A defesa civil e os telejornais não divulgam para não assustarem a população, mas segundo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e Institutos do Chile, divulgam que será o fevereiro mais quente que se terá registro na história de medições. Por isso, crianças e idosos, pessoas com problemas de pressão e cardiovasculares terão atenção especial. Muita água. Nada de exercícios depois das 8 da manhã e antes das 18 da noite...E detalhe, não há previsão para um dia sequer de chuva. A defesa civil também prevê desabastecimento da água e energia. Fica a dica. Nada de crianças e idosos em praias e piscinas nesse período de horário. Repassem para que as pessoas estejam informadas e tomem os cuidados necessários.
ATENÇÃO
O fenômeno do Equinócio nos afetará nos próximos 5 dias. Permaneça dentro e mantenha os animais dentro de casa ou protegidos especialmente a partir das 11h até as 16h todos os dias. A temperatura irá flutuar e pode atingir 40 graus Celsius. Isso pode causar desidratação e insolação facilmente. Este fenômeno é devido ao fato de que o sol está diretamente acima do equador.
Por favor, fique hidratado. Todos devem consumir cerca de 3 litros de líquido todos os dias. Controle da pressão arterial. Muitos podem sofrer uma insolação.
Tome banhos frios o mais frequente possível. Reduza a carne e aumente frutas e legumes.
A onda de calor não é uma piada! Coloque uma vela nova não utilizada fora da área da casa ou da área exposta. Se a vela pode derreter, está em um nível perigoso.
Coloque sempre um balde ou 2 água pela metade na sala de estar e em cada sala para manter a temperatura baixa.
A insolação não apresenta sintomas indicativos. Uma vez desmaiado, é grave e perigoso, já que a falha de um órgão é ativada.
Sempre verifique seus lábios e veja se seus olhos estão afundados por desidratação.
Por favor, informe os outros...”