Entre a noite de domingo (29) e a manhã desta segunda-feira (30), manchas de petróleo cru voltaram a aparecer no litoral do Ceará. Desde outubro a poluição não era registrada na região. Desta vez, os locais atingidos são as praias de Caetanos de Cima e Caetanos de Baixo, no município de Amontada, e da Barra do Poço Velho, em Itapipoca, no litoral oeste do Ceará. As informações são do portal de notícias G1.
Em levantamento realizado na sexta-feira (27), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) identificou 980 pontos atingidos pelas manchas de óleo. A contaminação atingiu todos os nove Estados do Nordeste, além de praias do Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Em vídeos divulgados nas redes sociais, pescadores mostram o acúmulo do material misturado a pedras e algas, na orla do município. Testemunhas afirmaram que o volume de óleo é maior do que foi registrado na região anteriormente.
A comunidade do município é formada por pescadores e pescadoras artesanais, agricultores e agricultoras tradicionais campesinos. Atualmente, cerca de 200 pessoas vivem na localidade. A mancha de óleo afeta diretamente a produtividade do local.
A Marinha do Brasil e a Autarquia de Meio Ambiente de Amontada foram informadas e, segundo a Rede de Turismo Comunitário de Caetanos de Cima, irão enviar representantes ao local.