"Temos o prazer de anunciar que o escritório da COP concordou que a COP-25 acontecerá de 2 a 13 de de dezembro em Madri, na Espanha".
Com esta curta nota, a agência de mudanças climáticas da ONU (UNFCCC, na sigla em inglês) confirmou nesta sexta-feira (1º) a permanência da agenda da Conferência do Clima, que não teve suas datas alteradas mesmo após o Chile ter cancelado a realização do evento há apenas dois dias, na última quarta (30), por conta dos protestos no país.
Madri é a terceira sede confirmada pela ONU. Há um ano, o Chile aceitava sediar a Conferência do Clima após a desistência do Brasil que havia se candidatado em 2017, mas voltou atrás após um pedido de Jair Bolsonaro, então recém-eleito, feito ao então presidente Michel Temer.
O jornal Folha de S.Paulo adiantou na quinta (31) que a ONU já tinha confirmação sobre a realização da COP em Madri.
O rápido rearranjo responde às necessidades práticas de execução do orçamento previsto para 2019, mas também à urgência em resolver questões pendentes da regulamentação do Acordo de Paris, que precisa ser concluída neste ano, já que a implementação passará a ser cobrada a partir do ano que vem.