A Marinha do Brasil divulgou nota nesta sexta-feira (8) informando que foram encontrados e recolhidos na quinta-feira (7) pequenos fragmentos de óleo na praia de Guriri, município de São Mateus, no Espírito Santo. Esta é a primeira vez, em mais de dois meses de ocorrências, que o material alcança a costa da região Sudeste do Brasil.
As amostras da substância foram encaminhadas pra o Instituto de Estudos do Mar (IEAPM), que confirmou, segundo a Marinha, ser o mesmo óleo encontrado na região Nordeste. Um efetivo de 75 fuzileiros navais permanece em Conceição da Barra e em São Mateus, realizando ações de monitoramento, desde terça-feira (5). A intenção era evitar que o material chegasse ao Espírito Santo.
Na mesma nota, a Marinha relatou que Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Bahia estão com as praias limpas. Entretanto, há vestígios de óleo e ações de limpeza em andamento em seis praias de Alagoas (Japaratinga, Barra de São Miguel, Jequiá da Praia, Coruripe, Feliz Deserto e Piaçabuçu) e duas de Sergipe (Praia do Viral e Coroa do Meio).
Até o momento, cerca de 4,3 mil toneladas de resíduos de óleo foram retirados das praias nordestinas. Boletim do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de quinta-feira apontava que 409 localidades já tinham sido atingidas desde 30 de agosto. Pelo menos 95 animais foram encontrados mortos em decorrência do contato com o material.