Os dois maiores navios da Marinha chegaram, neste domingo (10), ao Porto de Suape, no Grande Recife, para reforçar o combate ao vazamento de óleo no Nordeste. As informações são do portal G1. Uma das bases da operação "Amazônia Azul, Mar Limpo é Vida" fica em Suape. A partir do Estado, as tropas, veículos e helicópteros que chegaram com as embarcações serão distribuídos pela costa nordestina.
Além de Suape, uma base será montada em Tamandaré, no Litoral Sul, de ondem devem sair equipes para atuar no Estado vizinho, Alagoas. Cerca de 700 fuzileiros navais vieram com os dois navios.
As duas embarcações, o navio-doca multipropósito (NDM) Bahia e o porta-helicópteros multipropósito (PHM) Atlântico, deixaram o Rio de Janeiro no dia 4 de novembro. O óleo já atingiu 427 localidades, segundo o mais recente balanço do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).
Os militares foram treinados para fazer a limpeza de manguezais, estuários e o lado externo dos arrecifes, em conjunto com as equipes que já atuam no combate óleo.
Os navios e helicópteros seguem sendo utilizados ao longo da costa em busca de manchas de óleo em alto-mar . Além de fuzileiros, os dois navios trouxeram equipes médicas para atuar na questão da saúde. Somente em Pernambuco, foram notificados 66 casos suspeitos de intoxicação de pessoas que tiveram contato com a substância nas praias.
Um protocolo foi montado, com um questionário que deve ser aplicado às pessoas que tiveram contato com o óleo.
A operação não tem data para terminar, conforme a Marinha. Além dos navios, a mobilização deste domingo conta com cerca de 30 caminhões, 25 viaturas leves, um trator, seis equipamentos de engenharia e 18 embarcações menores.