Foram instalados 50 novos contêineres para reciclagem em Santa Maria. Os equipamentos são cor de laranja e estão identificados como ecopontos. A partir desta quarta-feira (20), papel, vidro, plástico e metal já podem ser destinados, pelo contêiner, diretamente para a reciclagem.
A campanha da prefeitura se chama Recicle no Laranja. A coleta dos materiais será feita pela empresa Conesul, e deve acontecer nas terças e quintas-feiras a partir do meio dia.
Conforme Gerson Vargas Peixoto, Superintendente de Licenciamento, Controle Ambiental e Animal do município, o material será destinado para a Associação dos Selecionadores de Material Reciclável (Asmar). Porém, segundo ele, isso não impede e até facilita para que selecionadores de lixo também peguem materiais do contêiner.
Para os moradores, a orientação agora é separar o lixo em casa. O que é material orgânico deve ser depositado nos contêineres de cor cinza. Já os itens recicláveis, vão para os de cor laranja. Gerson aponta algumas dicas de armazenamento do material:
— O principal cuidado tem que ser com materiais que podem ser perfurocortantes, ou seja, embalar bem o que é de vidro, com papelão, por exemplo, para não quebrar e até machucar quem fizer a seleção. E, também, evitar que o lixo que tem resíduos acabe por sujar e até inutilizar outros materiais. Por exemplo, um pote de iogurte que não é lavado, o resto do iogurte pode acabar sujando um polígrafo, ou livro que esteja no contêiner. Então separar esse lixo que precisa ser lavado do papel principalmente.
No primeiro momento, o trabalho será de orientação à sociedade sobre o uso dos contêineres. Após isso, a comunidade pode fazer denúncias caso flagre alguém fazendo o uso incorreto do equipamento laranja, colocando lixo orgânico, por exemplo.
São 50 pontos de coleta dos contêineres cor de laranja, na mesma região onde se tem os tradicionais. A expectativa é aumentar o número conforme a aceitação da comunidade.
Conforme a Prefeitura de Santa Maria, no município são produzidas cerca de 6 mil toneladas de resíduos por mês. Desse total, uma média de 35% é de material reciclável (papel, plástico, vidro e metal), 50% são de resíduos orgânicos e 15% são rejeitos.
A Prefeitura de Santa Maria criou uma página sobre o projeto. No link, é possível encontrar dicas, informações e os locais onde foram instalados os 50 ecopontos.