Assim como nesta sexta-feira (20), o início do final de semana deve ser marcado por sol e friozinho. Apesar da previsão de temperaturas mais baixas logo pela manhã, o tempo firme permitirá uma maior amplitude térmica, elevando as temperaturas na parte da tarde. A situação deve provocar o o famoso "efeito cebola": quando se sai com roupas mais quentes e é preciso tirá-las ao longo do dia.
Conforme a Somar Meteorologia, o cenário se forma em razão da mudança da direção dos eventos que, no início da semana, eram mais quentes por virem do norte do país, e agora sopram do Sul, mais frios.
— Após a passagem da frente fria, tivemos a formação de um sistema de alta pressão atmosférica na Argentina, que gira em sentido anti-horário, jogando os ventos frios para a Região Sul conforme ela se aproxima — explica a meteorologista da Somar Carine Malagolini Gama.
A temperatura mínima em Bagé pode chegar a 3°C. Já em Passo Fundo e Uruguaiana, os termômetros devem marcar 8°C pela manhã. Na Capital, a mínima prevista é de 12°C.
Na parte da tarde, as temperaturas tendem a subir. São esperadas máximas de 19°C em Pelotas, Santa Maria e Uruguaiana. É provável, segundo a Somar, que Iraí seja a cidade mais quente do Estado neste sábado, com temperaturas chegando a 25°C. Na Capital, os termômetros devem marcar, no máximo, 20°C.
No domingo (22), o tempo firme se mantém em todo o Estado, com bastante sol entre poucas nuvens. No Litoral e na Região Metropolitana, o céu limpo da madrugada permite a formação de nevoeiros.