O final de semana foi marcado pela aparição de ilustres visitantes no Litoral Norte do Estado. Leões-marinhos foram flagrados por uma ronda de rotina da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram).
O primeiro espécime foi visto na sexta-feira (5), na praia de Cidreira. No sábado (6), o segundo foi flagrado em Torres, e, no domingo (7), outro foi encontrado em Arroio do Sal.
Antes que os moradores se assustem, as aparições desses leões-marinhos é normal nessa época do ano. É o que aponta o comandante da 2ª Companhia do 1º Batalhão Ambiental da Brigada Militar, capitão João Cesar Verde Selva.
— É um período natural de imigração do animal que vem lá das águas do Uruguai e Argentina. Eles estão apenas descansando na praia. É um legitimo "lagartear" dos leões-marinhos — explica.
Conforme Selva, por apresentarem apenas pequenas lesões e , aparentemente, estarem bem, a Patram, não os removeu do local. O animais precisam de um descanso que pode durar entre 48 horas e 72 horas. Pinguins da espécie Magalhães também foram encontrados.
— É importante que as pessoas deixem o animal descansar. Não se deve aproximar, provocar ou alimentar — reforça o comandante da patrulha que mantém um constante contato com o Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos da UFRGS (Ceclimar).