Já imaginou não lavar mais suas roupas? Pode parecer estranho e até mesmo pouco higiênico, mas existem pessoas adeptas a isto com um único objetivo: a preservação do meio ambiente. A estilista Stella McCartney é uma delas. Ela declarou ao jornal britânico The Guardian que, em vez de lavar as peças, é melhor "deixar a sujeira secar e escová-las".
Basicamente, na vida, há uma regra geral: se você não precisa limpar uma coisa, não a limpe"
Stella não é a única contra a lavagem de roupas. Chip Bergh, CEO da Levi's, empresa especializada em peças jeans, não costuma lavar suas calças com frequência, a fim de reduzir o uso de água e, assim, preservar os recursos naturais do planeta. Além disso, destaca que diminuir a quantidade de vezes em que se coloca as peças na máquina de lavar evita a deterioração do tecido:
— A maioria das pessoas que eu conheço não lava seus jeans.
É melhor deixar de lavar ou não?
Em entrevista à BBC News, Laura Diáz Sánchez, do grupo de defesa ambiental Plastic Soup Foundation confirmou que lavar as roupas é prejudicial ao meio ambiente, principalmente quando as peças são compostas de materiais sintéticos, como poliéster e acrílico.
— Toda vez que lavamos nossas roupas, uma média de 9 milhões de microfibras de plástico são liberadas no meio ambiente. A maneira como as lavamos gera isso, assim como a forma como nossas roupas são feitas. Quanto mais vezes lavamos, mais microfibras são liberadas — diz Laura.
Laura recomenda que quando a roupa precisar ser lavada, o ideal é que se use água em temperatura mais baixa e detergente líquido, já que o em pó provoca mais atrito entre as peças durante a lavagem:
— Quanto menos atrito houver, menos fibras são liberadas.
Ela aconselha, ainda, a não sobrecarregar as máquinas pela mesma razão — menos roupas no tambor geram menos atrito.