No início da tarde desta sexta-feira (5), a cidade de Pelotas, no Sul do Estado, registrava frio intenso e chuva. A temperatura estava em torno de 5ºC, e as nuvens permeavam toda a região do leste da cidade, assim como em Rio Grande e São José do Norte — municípios vizinhos. Nesse momento, com a chuva, caíram alguns flocos de neve do céu.
O fenômeno ocorreu na região do Porto e foi registrado em vídeos por moradores. Nas redes sociais, gravações foram compartilhadas por centenas de internautas.
O meteorologista Leonardo Calvetti, que comanda o Centro de Pesquisas Meteorológicas (CPMet) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), explica o fenômeno:
— Aconteceram, sim, alguns flocos de neve em meio à chuva. Não era chuva congelada — disse, acrescentando:
— Como estava muito frio, alguns flocos de neve apareceram. Muito brevemente. Poucos flocos, misturados com a chuva. Mas era chuva em estado líquido, que não chegou a congelar — afirma Calvetti.
Segundo ele, o fenômeno é muito raro, pois normalmente a chuva acontece em Pelotas com temperaturas mais altas. Nesta sexta-feira, a máxima na cidade foi de 9ºC, e a mínima, 2ºC.
— Esse ar que entrou agora, reduzido a baixa pressão, trouxe um vento bastante frio. É um fenômeno que depende de ter bastante umidade, bastante chuva, e frio ao mesmo tempo. A neve é um fenômeno que o vapor congela imediatamente. Na chuva, o vapor condensa e a água cai. Na neve não: o vapor congela imediatamente e cai, porque está muito frio. É uma condição muito especial — declarou.
O fenômeno, entretanto, não deve se repetir nos próximos dias. As nuvens de chuva já deixaram Pelotas rumo ao oceano. Embora continue frio — a previsão para a cidade é de mínima de 3ºC e máxima de 10ºC neste sábado — a massa de ar frio que invadiu o Rio Grande do Sul provoca também tempo seco. Na segunda-feira, volta a esquentar.