Em pleno outono, Porto Alegre quase chegou aos 30ºC na tarde desta sexta-feira. Segundo a Somar Meteorologia, às 15h, os termômetros chegaram a 29,3°C na estação automática. Foi o dia mais quente de junho, numa escala de calor que vem subindo desde o início da semana e promete aumentar ainda mais no sábado.
– Não há previsão de chuva para os próximos dias e o final de semana deverá ter temperatura acima dos 30ºC em partes do Estado – destaca a meteorologista Andressa Lorena.
No ano passado, junho já tinha registrado dias quentes em Porto Alegre. O termômetro chegou a 29°C no dia 11 daquele mês. Em 2018 o calor ocorreu de forma isolada e, depois, o frio voltou, como esperado para o mês das festas juninas. Já em 2019, o calor é gradual: a temperatura subiu pouco a pouco desde os primeiros dias, até a mais alta, nesta sexta.
Duas razões explicam o fenômeno, de acordo com a Somar Meteorologia. Uma delas é que os ventos que sopram do interior do continente têm trazido calor ao Estado. Outra é a falta de chuva: da média esperada de 140 milímetros para junho na Capital, choveu apenas 6 mm. Além disso, há um bloqueio atmosférico mantendo as frentes frias na fronteira do Uruguai com o sul do RS.
A sexta-feira começou uma maior nebulosidade concentrada na faixa sul do Estado, na divisa com o Uruguai, devido a instabilidades que atuam do lado uruguaio. Já em Porto Alegre, o sol surgiu logo cedo e deverá continuar aparecendo durante o fim de semana. Neste ano, a menor temperatura mínima na capital gaúcha ocorreu em 05 de junho, com 10,1°C.
No sábado, novamente a precipitação ficará presa às áreas ao sul do Rio Grande do Sul e os acumulados são ainda mais elevados, especialmente em áreas da fronteira com o Uruguai. No Chuí e arredores haverá chuva e queda de temperatura. O mar estará agitado em Rio Grande, no Litoral Sul, com ondas de até 1,3m. Já na faixa centro-norte gaúcha o tempo seco prevalece, sem condições de chuva e com ventos moderados. Em Capão da Canoa, no Litoral Norte, as ondas estarão abaixo de meio metro e o vento a menos de 10km/h.
Confira a previsão do tempo para sábado (15) em algumas cidades do Estado:
Capital: Tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 18°C e máxima de 27°C;
Pelotas: Pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 19°C e máxima de 22°C;
Caxias do Sul: Tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 16°C e máxima de 23°C;
Santa Maria: Muitas nuvens ao longo do dia. Mínima de 20°C e máxima de 28°C;
Santa Rosa: Tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 16°C e máxima de 26°C;
Erechim: Tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 16°C e máxima de 25°C;
Uruguaiana: Pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 20°C e máxima de 28°C;
Torres: Tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 17°C e máxima de 25°C;
Rio Grande: Chuvas intercaladas com períodos de tempo nublado. Mínima de 16°C e máxima de 21°C;
Mostardas: Pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 20°C e máxima de 27°C;
Passo Fundo: Tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 16°C e máxima de 26°C;
Bagé: Pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 18°C e máxima de 25°C;
Tramandaí: Tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 17°C e máxima de 26°C;
Xangri-Lá: Tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 17°C e máxima de 26°C;
Capão da Canoa: Tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 17°C e máxima de 27°C;