O Parlamento do Canadá aprovou nesta segunda-feira (10) uma lei que proíbe a captura e a criação de cetáceos como baleias e golfinhos, uma decisão elogiadas por ativistas da defesa dos animais.
A lei, apresentada pela primeira vez em 2015 e que agora precisa apenas de uma aprovação real simbólica, não será retroativa, o que significa que os animais em cativeiro permanecerão confinados. Inclui, ainda, exceções para mamíferos marinhos que precisam de reabilitação após um ferimento ou para outros casos permitidos pelas autoridades.
— É uma lei muito importante porque proíbe a criação, o que garante que as baleias e golfinhos que estão atualmente retidos em pequenos tanques no Canadá são a última geração a sofrer — declarou Melissa Matlow, diretora de campanhas da World Animal Protection Canada.
A porta-voz do Grupo de Defesa dos Animais, Nina Devries, afirmou que o Canadá se une a uma dezena de países, incluindo Chile e Costa Rica, "que adotaram uma postura progressista contra a prisão e criação de baleias, golfinhos e botos para entretenimento".
Os parques aquáticos com baleias e golfinhos como atrações foram alvos de campanhas de repúdio nos últimos anos. Marineland, nas Cataratas do Niágara, e o Aquário de Vancouver são as únicas instalações no Canadá com cetáceos em cativeiro.