O tempo vai melhorar neste domingo (28), depois das chuvas intensas e dos vendavais que foram registrados no sábado e causaram transtornos no Rio Grande do Sul.
Para a metade sul do Estado, a perspectiva é de sol, ainda que entre nuvens. Na metade Norte, incluindo Porto Alegre e a Serra, a nebulosidade predomina e ainda chove, mas em áreas isoladas e com acumulados menores. Segundo a previsão da Somar Meteorologia, também deve haver ocorrência de trovoadas.
O aviso de perigo de tempestades, feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no entanto, deixaria de valer às 23h59min deste sábado (27). O comunicado alertava para o risco de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
A mudança nas condições ocorre por causa do afastamento da frente fria que trouxe temporais ao território gaúcho. Em seu lugar, começa a atuar um sistema de alta pressão atmosférica, com uma massa de ar seco, o que favorece a abertura do tempo. O vento soprará do Sul, com sensação de frio, principalmente pela manhã. As temperaturas mais baixas são esperadas na região da Campanha, onde pode ocorrer nevoeiro e vento com rajadas de até 70 km/h.
Segundo o meteorologista Caio Guerra, da Somar, a possibilidade de chuva é maior, neste domingo, na divisa com Santa Catarina e na fronteira com a Argentina, mas a Região Metropolitana e o Litoral Norte também estarão suscetíveis. Os volumes devem ficar entre 20 milímetros e 30 milímetros. É bem menos do que o acumulado no sábado, que teve perto de 100 milímetros em municípios na Grande Porto Alegre.
— No sábado, a chuva começou bastante intensa no Rio Grande do Sul. Foi uma chuvarada mesmo, por conta de uma frente fria. O que acontece no domingo é a extensão desse fenômeno. A frente avança para os outros Estados do Sul, mas ainda tem influência, principalmente na metade norte gaúcha. Pode ter chuva e vento forte, mas menos intensos. No extremo Sul, o dia já amanhece aberto, e a Campanha também tem tempo mais firme — afirma Guerra.
No Litoral, o domingo será de mar agitado em Rio Grande, com ondas de até 1m70cm. O oceano fica mais tranquilo a Norte, em Capão da Canoa, onde não devem passar de 1 metro.
A partir desta segunda, o sol já predomina em todo o Estado, graças ao afastamento da frente fria. Pode ocorrer nevoeiro em Porto Alegre, na Serra e no Norte, ao amanhecer. A tendência para a semana é de sol, com temperatura baixa pela manhã. Na terça-feira (30), segundo o 8º Distrito de Meteorologia, a mínima no Estado será de 8ºC e aquecimento ao longo do dia, alcançando marcas próximas de 25ºC.
Confira como deve ficar o tempo em algumas cidades neste domingo (28):
Capital: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 17°C e máxima de 23°C
Pelotas: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 18°C e máxima de 21°C
Caxias do Sul: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 16°C e máxima de 19°C
Santa Maria: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 16°C e máxima de 21°C
Santa Rosa: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 12°C e máxima de 18°C
Erechim: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 16°C e máxima de 22°C
Uruguaiana: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 13°C e máxima de 21°C
Torres: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 19°C e máxima de 25°C
Rio Grande: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 17°C e máxima de 23°C
Mostardas: muitas nuvens ao longo do dia. Mínima de 16°C e máxima de 19°C
Passo Fundo: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 15°C e máxima de 22°C
Bagé: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 14°C e máxima de 19°C
Tramandaí: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 18°C e máxima de 23°C
Xangri-lá: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 17°C e máxima de 23°C
Capão da Canoa: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 17°C e máxima de 24°C