O aguaceiro que atingiu o Rio Grande do Sul, entre a madrugada e a manhã deste sábado (27), causa transtornos em São Leopoldo, no Vale do Sinos. Até as 10h, choveu 150 milímetros no município. Pontos de alagamento são os principais problemas enfrentados na região. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, pelo menos três famílias ficaram desabrigadas. Foi oferecido o ginásio municipal para essas pessoas ficarem o alagamento não se dissipa, mas elas preferiram ir para a casa de parentes.
Os arroios localizados no município saíram do leito em alguns locais, causando estragos. As regiões nordeste, oeste, norte e sudeste são as mais afetadas pelo grande volume de chuva em pequeno espaço de tempo.
Até o início da tarde deste sábado (27), não havia relato de feridos e quedas de árvores. A Defesa Civil realiza ações em locais com residências em áreas de risco. A prefeitura afirma que tratam-se de casos pontuais. Não existe informação sobre famílias retiradas de casa.
Diante da situação, o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, convocou reunião de emergência das secretarias de governo para debater as ações já efetivadas e os próximos passos no enfrentamento aos transtornos causados pelo mau tempo.
A prefeitura informou que a tendência é de que a água baixe nas áreas alagadas com a perda de força da precipitação. Em comunicado, o Executivo municipal pediu que os moradores da cidade adotem uma série de medidas para evitar problemas em razão do mau tempo. Entre as orientações, está a de não colocar lixo para recolhimento, pois as equipes de coleta de resíduos não vão operar neste sábado.