Um tornado foi flagrado no interior de Rio Grande, no Sul do Estado, na tarde de terça-feira (5), por três moradores da região. Segundo o assistente de coordenação escolar Douglas Cantarelli, 31 anos, que fez as imagens, ele estava com dois amigos, os irmãos Fabiano e Cristiano Costa, iniciando uma pescaria, quando visualizaram o fenômeno, por volta das 14h. A região não tem habitantes e fica a 50km de distância da área central, em direção ao município de Arroio Grande.
— Estava um calorão e começávamos a montar a churrasqueira, quando o tempo fechou. Ainda comentei que deveríamos desmontar tudo e esperar a chuva passar. Logo depois, aquele negócio começou a se formar para o lado do canal de Santa Luzia e andar na nossa direção — conta.
Cantarelli e os amigos pensaram em pedir abrigo num galpão próximo, mas não deu tempo. O assistente começou a filmar com o celular, mas parou em seguida.
— Começou a dar medo porque ele vinha da nuvem, batia no chão e dava um clarão. Quando vimos que estava mais próximo, desliguei o celular e corremos para o carro para fugirmos. Nesta hora, ele mudou de direção e sumiu. Em seguida, veio a chuvarada — resumiu Cantarelli, na tarde desta quarta-feira (6), ainda espantado por ter presenciado a cena.
Depois do ocorrido, o trio, já mais calmo, esperou a chuva passar e seguiu com o churrasco e a pescaria. As cenas só foram compartilhadas num grupo de pescadores, na noite de terça. Logo, ganharam as redes sociais.
De acordo com o meteorologista Caio Guerra, da Somar Meteorologia, pelas imagens, é possível afirmar que se trata de um tornado de intensidade fraca. Conforme os radares do horário, entre 14h e 15h, havia chuva muito intensa no local indicado.
— Era a condição ideal (para a formação do tornado), pois a temperatura estava alta e havia umidade, com formação de nuvens de tempestade. O vento estava em diferentes direções, permitindo o giro e a formação do tornado — explica.
Conforme o meteorologista, o fenômeno foi causado pelo calor e a umidade presentes no Estado, em contraste com o avanço de uma frente fria, bastante costeira no Rio Grande do Sul, que favorece a ocorrência de temporais. O alerta é de que nos próximos dias pode ocorrer chuva forte, com trovoadas e rajadas de vento moderadas em todo o Rio Grande do Sul.