Nesta quinta-feira (28), foi registrada a menor temperatura do ano em Porto Alegre. A Capital amanheceu com os termômetros na marca dos 16,9ºC. À tarde, a presença do sol entre poucas nuvens poderá fazer com que a temperatura chegue aos 30ºC.
O dia começou ainda sob a influência de uma massa de ar seco que impediu a formação de nuvens de chuva. As primeiras horas do dia foram de tempo firme em praticamente todo o Rio Grande do Sul. Apenas na faixa leste do Estado houve registro de chuva fraca. Assim como na quarta-feira (27), a temperatura deve subir gradualmente ao longo do dia.
De acordo com a Somar Meteorologia, janeiro foi marcado pelo calorão porque poucas frentes frias chegaram ao Brasil durante o ano, ficando mais concentradas no Uruguai e na Campanha. Na última semana, o avanço de uma frente fria possibilitou uma queda mais expressiva na temperatura.
A Fronteira Oeste e a Região Metropolitana poderão ter a maior temperatura no período da tarde, na casa dos 30°C. Em Uruguaiana e na Capital, os termômetros marcaram 28,5°C até o momento. Já em Campo Bom, no Vale do Sinos, foi registrado 28,8°C. Os índices ultravioleta seguem altos e a umidade relativa do ar pode ficar abaixo do ideal, o que exige cuidados como uso de filtros solares e boa hidratação.