A prefeitura de Tietê, a 123 km de São Paulo, começou a pintar calçadas e ruas da cidade de azul para diminuir a sensação de calor provocada pelas altas temperaturas registradas nos últimos dias.
O secretário Municipal de Meio Ambiente, George Nicolosi, jura que uma área de 120 metros quadrados pintada na calçada e no asfalto em frente ao prédio da secretaria foi capaz de reduzir a sensação térmica em até 10°C . Na segunda-feira (21), por exemplo, enquanto no asfalto sem pintura a temperatura era de 63,1ºC, na área pintada era de 57ºC.
Nicolosi disse que se baseou em pesquisas feitas com animais segundo as quais a cor azul é usada para melhorar o conforto térmico dos ambientes.
— Pesquisas científicas já comprovaram que o azul não retém o calor — diz ele.
O meteorologista do Inmet Marcelo Schneider, doutor em ciência ambiental, afirma que cores como o azul e o branco absorvem parte da radiação do sol, mas conseguem também refletir a luz, reduzindo a concentração de calor. Já o preto absorve e aumenta a temperatura.
O secretário disse que a ideia da prefeitura é pintar locais com muita concentração de pessoas, como pontos de ônibus, escolas e postos de saúde. Segundo Nicolosi, o custo da pintura é de R$ 0,32 por metro quadrado.