Os últimos dias têm sido quentes em todo território nacional, mas os moradores de Antonina, no litoral do Paraná, estão sofrendo um pouco mais. De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a sensação térmica chegou aos 81°C nesta terça-feira (18).
Segundo o meteorologista do Simepar Samuel Braun, a condição ocorre quando há combinação de temperatura e umidade do ar elevadas, proporcionando uma sensação de abafamento ainda maior. Na tarde de terça-feira, os termômetros de Antonina registraram 43°C, enquanto a umidade do ar estava na faixa dos 60%.
— Esse é apenas um cálculo que fazemos para ter uma média da sensação térmica, mas não significa que essas são realmente as temperaturas sentidas — diz Samuel.
O meteorologista ainda explica que essa é uma situação comum de ocorrer em Antonina, já que se encontra em uma região litorânea e na altura do mar, o que torna propício o clima úmido.
— Quanto mais alta é a umidade, menor é a capacidade do corpo para transpirar, o que aumenta ainda mais a sensação de desconforto — afirma Samuel.