O mês de agosto chega ao fim nesta sexta-feira (31) com alerta de chuva intensa no Rio Grande do Sul. Nesta quinta-feira (30), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou alertas de tempestade para praticamente todo o Estado, com exceção do Norte, do Litoral Norte e da Serra. Os avisos indicam precipitações volumosas, de até 100mm entre quinta e sexta-feira, e rajadas de vento que podem alcançar 100 km/h. Os alertas também apontam para a possibilidade de alagamentos, descargas elétricas, queda de galhos de árvores e corte de energia.
— As precipitações devem ser mais intensas na Fronteira Oeste e na Região Central, com possibilidade de granizo — afirma o meteorologista da Somar Jonas Ribeiro.
Nesta quinta-feira, a chuva chegou com força no sul do Estado. Os volumes mais altos foram registrados em Jaguarão (66mm), Bagé (47mm) e Quaraí (37mm). Em Rio Grande e Santana do Livramento, o que chamou a atenção foi o vento, cujas rajadas atingiram 58 km/h. Porto Alegre teve uma manhã com sol e temperatura em torno de 20°C. Com o aumento da nebulosidade durante a tarde, já foram registradas precipitações fracas. A chuva deve ganhar força na Capital na sexta-feira, quando a temperatura cai um pouco em relação à de quinta.
Mas não chega a fazer frio intenso. Segundo a Somar Meteorologia, a concentração maior de nuvens sobre o Estado não deixa a terra perder calor durante a madrugada e, assim, todas as regiões devem amanhecer com temperatura acima de 10°C.
Por conta da nebulosidade, os termômetros também não variam muito durante a tarde. Em Porto Alegre, por exemplo, a mínima prevista é de 17°C e a máxima, de 19°C. A temperatura mais alta do dia é esperada em Iraí e Erechim, no Norte, que devem marcar 25°C.
Chuva continua até domingo
No fim de semana, que marca o início de setembro, a instabilidade segue atuando sobre o Rio Grande do Sul. Enquanto na sexta-feira a chuva mais forte se concentra no Sul, no sábado, o risco de temporal migra para a porção norte do Estado.
— No domingo, o tempo ainda fica bastante fechado na metade Norte, mas nas áreas mais ao sul o dia já deve ser mais seco e o sol volta a aparecer — explica Jonas.
Com a passagem da frente fria, que causa a instabilidade, a tendência é de queda de temperatura. O frio mais intenso deve retornar a partir do domingo, mas se fortalece no início da próxima semana, quando os termômetros devem se aproximar de 3°C na Serra.
Confira a previsão do tempo para algumas cidades:
Capital: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 17°C e máxima de 19°C
Pelotas: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 15°C e máxima de 18°C
Caxias do Sul: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 17°C e máxima de 20°C
Santa Maria: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 18°C e máxima de 20°C
Santa Rosa: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 17°C e máxima de 22°C
Erechim: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 17°C e máxima de 25°C
Uruguaiana: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 11°C e máxima de 17°C
Torres: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 16°C e máxima de 21°C
Tramandaí: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 17°C e máxima de 22°C
Capão da Canoa: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 17°C e máxima de 22°C
Xangri-Lá: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 17°C e máxima de 22°C
Rio Grande: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 16°C e máxima de 19°C
Mostardas: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 16°C e máxima de 21°C
Passo Fundo: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 17°C e máxima de 23°C
Bagé: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 13°C e máxima de 18°C