A possibilidade de neve e chuva congelada na madrugada desta sexta-feira (10) não se confirmou no Rio Grande do Sul. As condições apropriadas, principalmente em municípios da serra gaúcha, porém, ainda indicam chance de que haja registro dos fenômenos durante a manhã. Municípios como São José dos Ausentes, Vacaria, Bom Jesus, Cambará do Sul, Jaquirana e São Francisco de Paula podem ter alguns flocos de neve nas próximas horas, conforme a Somar Meteorologia.
A temperatura mais baixa do Brasil foi registrada em São José dos Ausentes e também em São Joaquim (SC): 0,5ºC às 8h. Durante a madrugada, as menores temperaturas registradas no Estado foram em São José dos Ausentes (1,5ºC), Cambará do Sul (2,2ºC), e Canela (2,3ºC).
O ciclone extratropical, que atuava na costa, afastou-se em direção ao oceano, mas ainda favorece o tempo instável no Litoral Norte, na Serra e na Capital, onde pancadas leves ocorrem na manhã de sexta-feira. No oeste e no sul do Estado, a previsão é de tempo seco e firme, com sol entre nuvens. O Centro ainda deve ter algumas nuvens, mas sem previsão de chuva.
Chance de neve também em Santa Catarina
A janela de neve ainda está aberta e segue pelo menos até o fim da manhã desta sexta-feira também em Santa Catarina. Isso ocorre poque temos uma massar de ar frio avançando pelo território catarinense e provocando baixas temperaturas. Além disso, um ciclone em alto mar é responsável pela umidade que chega até a Serra e permite precipitações nesse período.
Fim de semana com tempo firme
O fim de semana deve ser de céu limpo e tempo firme em grande parte do Rio Grande do Sul, em razão do avanço da área de alta pressão atmosférica. No sábado (11), há risco de chuva apenas no Litoral, com pancadas fracas nas primeiras horas do dia. No Noroeste e na Serra, pode haver geada no sábado. Já no domingo (12), as temperaturas começam a aumentar.
Temperaturas mais baixas do Brasil nesta sexta (10):
- São José dos Ausentes (RS): 0,5ºC
- São Joaquim (SC): 0,5ºC
- Quaraí (RS): 1,4ºC
- Bela Vista (MS): 2ºC
- Rio Brilhante (MS): 2ºC
Fonte: Somar Meteorologia, a partir de dados do Inmet