Depois de uma trégua da chuva, a instabilidade deve retornar com força nesta sexta-feira (24) ao Rio Grande do Sul. No início da noite desta quinta (23), a Defesa Civil emitiu alerta para o risco de temporal e de rajadas de vento de até 90 km/h que devem atingir todo o Estado a partir da 1h de sexta. Conforme o texto, também existe possibilidade de granizo em áreas isoladas. Esse aviso é uma atualização da mensagem disparada mais cedo pelo órgão, que previa rajadas de vento, período de mau tempo e área afetada menores.
Segundo a Somar Meteorologia, as precipitações mais intensas devem ocorrer no oeste e no norte do Estado. A tempestade deve chegar nas primeiras horas do dia com acumulados de chuva elevados, de até 40mm, além de trovoadas e granizo.
Em Porto Alegre, o dia deve amanhecer com pancadas isoladas de chuva. As precipitações seguem durante todo o dia e a temperatura pode variar entre 12°C e 19°C. Na quinta-feira (23), a Capital registrou mínima de 9,9°C e máxima de 19°C.
Na maioria das cidades gaúchas, a sexta-feira terá mínima em torno de 10°C, de acordo com a Somar. A temperatura fica mais baixa na Campanha e na Serra. A mínima é esperada em São Marcos, que deve marcar 6°C.
A temperatura da tarde não muda muito em relação ao dia anterior, ficando próxima de 20°C em praticamente todo o Estado. A máxima prevista é de 24°C em Iraí e Frederico Westphalen, no Norte. Apenas em algumas cidades do extremo Sul, da Campanha e da Serra é que as marcas não sobem tanto à tarde, ficando em torno de 14°C.
— É depois da chuva que a temperatura despenca. Com a passagem da frente fria, que causa as instabilidades, o frio ganha força e os termômetros voltam a se aproximar de 0°C, e até abaixo em algumas cidades, no fim de semana — afirma o meteorologista da Somar João Basso.
Neve no fim de semana
Na noite de sábado (25), a combinação de frio e umidade cria condição para a formação de flocos de neve e chuva congelada nos pontos mais elevados da serra gaúcha, principalmente em São José dos Ausentes. Ainda pode chover no centro e no leste do Estado. Na metade Oeste, a previsão é de tempo firme, mas com bastante frio.
No domingo (26) , o sol volta a aparecer em todo o Rio Grande do Sul e a ausência de nebulosidade deve provocar geada na Fronteira Oeste. Além disso, o frio se intensifica e algumas cidades podem ter temperatura abaixo de zero.
— Como de costume, as temperaturas mais baixas devem ocorrer na serra gaúcha. Em Canela, deve fazer 0°C. Em São José dos Ausentes e Vacaria, os termômetros vão marcar -2°C — afirma Basso.
Confira a previsão do tempo para algumas cidades:
Capital: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 12°C e máxima de 19°C
Pelotas: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 12°C e máxima de 17°C
Caxias do Sul: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 13°C e máxima de 16°C
Santa Maria: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 11°C e máxima de 17°C
Santa Rosa: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 10°C e máxima de 19°C
Erechim: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 14°C e máxima de 21°C
Uruguaiana: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 9°C e máxima de 17°C
Torres: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 15°C e máxima de 21°C
Tramandaí: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 14°C e máxima de 20°C
Capão da Canoa: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 14°C e máxima de 23°C
Xangri-Lá: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 14°C e máxima de 21°C
Rio Grande: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 13°C e máxima de 16°C
Mostardas: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 16°C e máxima de 19°C
Passo Fundo: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 13°C e máxima de 21°C
Bagé: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 9°C e máxima de 14°C