Uma frente fria chegou ao Rio Grande do Sul e já provoca chuvas na região de fronteira com o Uruguai nesta sexta-feira (20). De acordo com radares meteorológicos da Somar Meteorologia, a chuva começou por volta de 1h30min, e os núcleos aos poucos avançam com forte intensidade pela metade sul do Estado. Nas demais áreas, o destaque das primeiras horas do dia é o tempo abafado. Em alguns locais, como em São Luiz Gonzaga, as mínimas ficam em mais de 20°C.
Porto Alegre, por exemplo, registrou a maior temperatura do inverno na quinta (19), com máxima de 30,5°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Essa foi a maior temperatura registrada em julho na Capital desde 2012, quando os termômetros marcaram 31,1°C no dia 2 de julho. Nesta madrugada, às 3h, a mínima registrada era de 18,5°C, a maior do inverno desde o dia 11 de maio, quando fez 9°C.
A frente fria que avança pelo Rio Grande do Sul ao longo do dia provoca chuvas em todo o Estado. Os maiores volumes se concentram nas áreas de fronteira com o Uruguai. Conforme o sistema avança, os ventos passam a soprar do Quadrante Sul, provocando queda na temperatura no período da noite. Na Metade Sul, as maiores temperaturas ocorreram nas primeiras horas da madrugada, seguida de uma queda expressiva após a entrada de um ar mais frio que entra de Sul.
O destaque para o sábado (21) é a temperatura baixa ao amanhecer combinada à umidade da atmosfera, com chance para chuva congelada em regiões da serra gaúcha. Na Campanha, há condição para formação de geada. Também chove na Capital, nas áreas do Leste e do Norte por causa de uma área de baixa pressão no oceano, bem próxima da costa. Nas demais áreas, o tempo aberto predomina e, a partir da tarde, o sol volta a aparecer na faixa leste e norte gaúcha.
No domingo (22), o tempo fica firme e com predomínio de sol. Porém, o frio da manhã segue forte e, à tarde, as temperaturas aumentam aos poucos. Já no final do dia, o tempo muda com a aproximação de novas áreas de instabilidades, provocando chuva em todo o Estado. Não se descarta risco para geada nas primeiras horas do dia em áreas da Campanha e da Serra.
TENDÊNCIA
Nos próximos dias, a chuva persiste no Rio Grande do Sul, porém se distancia na terça-feira para áreas entre Santa Catarina e Paraná. A sensação de frio persiste e a semana começa com temperaturas baixas no Estado.