Ainda sob influência de uma massa de ar polar, o Rio Grande do Sul registrou mais uma madrugada gelada em todas as regiões nesta terça-feira (22). Porto Alegre bateu o recorde do ano, com temperatura mínima de 9,2°C na medição das 6h, abaixo dos 9,8°C dos dias 17 e 20 de maio.
No domingo (20), foi registrada máxima de apenas 15,4ºC, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Antes disso, só em 2016 havia sido registrada uma máxima tão baixa, quando os termômetros marcaram 14,6°C.
No restante do Estado, o frio também foi intenso: nas regiões mais altas, os termômetros ficaram ainda mais próximos de 0°C. Vacaria marcou 2,5°C e Cambará do Sul, 3,3°C, às 6h. A tendência é que a sensação de frio permaneça ao longo do dia e as temperaturas não subam tanto, mesmo com a presença do sol. A máxima prevista é de 22°C, em Torres. Porto Alegre não deve ultrapassar os 18°C.
Com a massa de ar polar atuando sobre o Estado, a previsão é que a quarta-feira (23) e a quinta (24) sigam geladas, com condição para formação de geada em São José dos Ausentes e Vacaria. A expectativa é que as temperaturas fiquem abaixo dos 3°C nos municípios dos Campos de Cima da Serra e que a sensação térmica seja abaixo de zero.
O frio deve dar uma trégua somente no fim de semana, quando as temperaturas prometem ficar mais amenas. A chuva só deve voltar ao Rio Grande do Sul a partir do dia 28, mas em volumes baixos.