O tempo segue instável no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (29) por causa de um sistema frontal no oceano que mantém a umidade concentrada sobre o Estado. Há previsão para chuva forte com trovoadas, principalmente nas cidades mais próximas a Santa Catarina. A chuva começa desde cedo no Nordeste e vai se espalhando pelo Estado ao longo do dia.
Apenas na região mais ao Sul há menor condição para chuva. Mesmo assim, a sensação ainda é de tempo abafado na maior parte das regiões. Em Pelotas, a mínima fica em 21°C e a máxima deve ficar em 26°C. Em Torres e em Iraí a temperatura fica entre 18°C e 26°C. Em Erechim, a mínima é de 16°C e a máxima, de 24°C. Na Capital, os termômetros ficam entre 21°C e 26°C.
No feriado de sexta-feira (30), o tempo fica firme no período da manhã, mas essa condição não dura muito tempo. Uma região de baixa pressão atmosférica traz nuvens carregadas sobre o Rio Grande do Sul a partir do início da tarde, trazendo chuva forte novamente. Há condição para trovoadas e transtornos, com foco no Norte e Noroeste. ao longo da noite, a chuva deve ir diminuindo. O tempo só fica mais firme nas cidades da Campanha mais próximas ao Uruguai. na Faixa Leste, os ventos se tornam mais intensos ao longo do dia e começam a diminuir um pouco a sensação térmica.
No sábado (1°), além da área de baixa pressão atmosférica, um novo sistema frontal se forma na altura do oceano e reforça as instabilidades no Estado. Há possibilidade de temporais a qualquer hora do dia na metade norte gaúcha. Nas áreas Oeste e Sul também chove de forma isolada e com menor volume acumulado. Além disso, os ventos mudam de direção e baixam a sensação térmica nesta área.
Tendência
O domingo de Páscoa será marcado pela passagem de um sistema frontal pela costa do Rio Grande do Sul que reforça os temporais. Além do vento forte e de uma eventual queda de granizo na Faixa Leste, na Capital, na Serra e nas cidades próximas a Santa Catarina, o volume de chuva pode causar alagamentos. Em função desta condição, a previsão é de tempo fechado na volta do feriadão.