O fim de semana no Rio Grande do Sul deve ser marcado por temporais. No sábado (10), a previsão é de chuva forte, com grande volume acumulado — entre 30mm e 60mm —, na fronteira oeste, no leste e no litoral do Estado. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as precipitações podem ser acompanhadas de vento intenso – por volta dos 60 km/h – e queda de granizo. No domingo (11), há risco de temporal na Região Noroeste e na Serra.
Em decorrência do mau tempo, o Inmet alerta para possíveis cortes de energia elétrica, estragos em plantações, alagamentos e queda de árvores. O ideal é não se abrigar debaixo de árvores, além de não estacionar veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda. Deve-se, também, evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Outras informações podem ser obtidas através dos telefones 199, da Defesa Civil, e 193, do Corpo de Bombeiros.
Chuva forte causa estragos em Porto Alegre
Moradores de Porto Alegre e da Região Metropolitana foram surpreendidos com fortes pancadas de chuva já no meio da tarde desta sexta-feira (9). O vento atingiu 80 km/h no Aeroporto Salgado Filho, e possivelmente foi mais forte na área urbana, de acordo com o Sistema Metroclima. O temporal também derrubou árvores e gerou transtornos no trânsito.
No Litoral Norte, a chuva se localizou em alguns pontos. Em Atlântida foram registradas algumas quedas de árvores, já e Tramandaí e Capão da canoa a chuva foi mais fraca e não causou estragos.