Desde a década de 1990, o Sebrae promove o encadeamento produtivo. Trata-se de uma estratégia que visa estabelecer um relacionamento cooperativo, de longo prazo e mutuamente atraente entre grandes companhias e pequenas empresas.
– O Sebrae tem como missão preparar os pequenos negócios para se diferenciarem nas cadeias de valor e nos mercados. A estratégia do encadeamento produtivo, além de garantir a melhoria na cadeia, permite o desenvolvimento territorial e o incremento do PIB da região – aponta o analista de competitividade setorial do núcleo de agronegócio do Sebrae RS, André Bordignon.
Na prática, a ideia é garantir que os elos de uma cadeia estejam trabalhando em uma mesma direção. Do varejista ao produtor, todos estão sintonizados para entregar o que o consumidor final deseja.
– Uma das principais mudanças que a estratégia promove é considerar, em primeiro lugar, as demandas e as tendências de consumo, com objetivo de melhorar os produtos atuais e criar mercadorias que o cliente esteja disposto a comprar. Assim, o maior beneficiado dessa aproximação entre os elos de uma cadeia é o consumidor – ressalta o profissional.
Benefícios no agronegócio
O setor de agronegócio tem uma série de ações que envolvem o encadeamento produtivo. De forma geral, grandes empresas e cooperativas do setor costumam trabalhar com pequenos produtores rurais, oferecendo insumos, assistência técnica e organização dos processos de produção, distribuição e comercialização de determinado alimento.
– Um exemplo que sempre gosto de mencionar é o da Cotrisul. A cooperativa provê todos os insumos para produtores rurais que trabalham com pecuária, bem como a assistência técnica para que a produção esteja alinhada às necessidades da cooperativa, da indústria e dos clientes – indica o engenheiro agrônomo e gerente regional do Sebrae RS, Ângelo Aguinaga.
Vale destacar também que o encadeamento produtivo contribui para que as empresas do setor conversem com as práticas de ESG (Environmental, Social and Governance, ou Ambiental, Social e Governança, em português). Cada dia mais o mercado tem exigido posturas sustentáveis das empresas de grande porte, fazendo com que comprem de fornecedores menores, que costumam priorizar por padrão esse tipo de comportamento.
– Para atender a demanda do consumidor é preciso aliar os objetivos, tanto nos aspectos ambientais quanto nos sociais e econômicos. A sobrevivência e a competitividade dos negócios dependem de parcerias estratégicas adotadas com uma filosofia em que todos saiam ganhando – afirma Bordignon.
Universo Pecuária
O Universo Pecuária visa ser um grande hub da pecuária nacional. Seja por meio do evento, seja em ações do movimento, o objetivo é promover discussões sobre temas pertinentes à cadeia, a exemplo do encadeamento produtivo.
– O agronegócio brasileiro é inovador, mas precisa ser ainda mais para vencer os desafios de clima, de mercado e de falta de mão de obra e seguir produzindo alimentos de qualidade para atender a demanda crescente. O Universo Pecuária tem o propósito de juntar pessoas que pensam o presente e o futuro do setor – comenta Bordignon.
O evento é promovido pelo Sindicato Rural do município com apoio da prefeitura local, da Farsul, do Senar RS, do Sebrae-RS e da Cotrisul.
Atenção: Devido aos impactos causados pelo intenso volume de chuvas no Rio Grande do Sul durante os meses de abril e maio, o evento acontece entre os dias 29/10 e 03/11.